TGV está em risco de financiamento. Comissão Europeia coloca em causa o projeto
Porto Canal
A linha de alta velocidade anunciada por António Costa no ano passado encontra-se em risco de financiamento. De acordo com a notícia avançada pela ‘CNN Portugal’ esta quinta-feira à noite, a Comissão Europeia não aceita financiar novas linhas de bitola ibérica (largura determinada pela distância medida entre as faces interiores das cabeças dos carris).
Esta decisão coloca em causa o financiamento do TGV, visto que o primeiro-ministro anunciou o regresso da linha de alta velocidade, mas na antiga bitola ibérica. Esta diferença de linhas pode contar-se em milhares de milhões de euros.
À ‘CNN Portugal’, a Comissária Europeia dos Transportes disse que “a orientação geral não impede Portugal de começar a construir a nova linha ferroviária com bitola ibérica e de migrar, subsequentemente, para bitola europeia, o mais tardar em dezembro de 2030”.
Dessa forma, o financiamento europeu pode estar em causa. O que está em cima da mesa é uma história repetida. Tal como acrescenta a ‘CNN Portugal’, António Costa pode vir a ser o quatro primeiro-ministro a anunciar um TGV que pode não ver a luz do dia.
A linha de alta velocidade anunciada pretende ligar a cidade de Lisboa e Porto em apenas uma hora e um quarto. Posteriormente, irá fazer a ligação à vizinha Espanha. Como já é conhecido, o objetivo deste projeto é integrar Portugal na rede de alta velocidade europeia.