Açores. Afastados dois padres que constam na lista de alegados abusadores

Açores. Afastados dois padres que constam na lista de alegados abusadores
| País
Porto Canal

A Diocese de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores, afastou dois sacerdotes, impedindo-os do exercício público do ministério até ao final do processo de investigação prévia, informou esta quarta-feira a instituição em comunicado.

O comunicado da diocese informa que da lista entregue na passada sexta-feira ao Bispo diocesano pela Comissão Independente constam dois nomes: um sacerdote de São Miguel e outro da ilha Terceira, que agora serão afastados, por alegados abusos que terão sido cometidos entre 1973 e 2004

“Esta decisão não é uma assunção de culpa dos próprios nem uma condenação por parte do Bispo diocesano. Trata-se de seguir aquilo que o Papa Francisco tem recomendado como norma e prática da Igreja em matéria de abusos”, salvaguardou a diocese.

Os alegados abusos foram cometidos por diversas pessoas, sendo que quatro delas – 3 sacerdotes e um leigo – já faleceram.

A instituição informou que agirá com “tolerância zero” para com os abusadores e disponibilizar-se-á para “acolher, escutar e reparar a vida de todos os que foram abusados”.

+ notícias: País

Euromilhões. Segundo prémio a caminho de Portugal

Há um apostador sortudo em Portugal que acertou cinco números e uma estrela no Euromilhões, garantindo assim o segundo prémio, que ascende a 250 mil euros, segundo a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Ameaça ligada à extrema-direita em Portugal aumentou em 2023 

Portugal registou em 2023 um agravamento da ameaça ligada aos extremismos políticos, sobretudo de extrema-direita, com a retoma da atividade de organizações neonazis e identitárias, indica o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI).

Terça-feira de sorte grande? Confira a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e as estrelas que compõem a combinação vencedora do sorteio do Euromilhões desta terça-feira.