Açores. Afastados dois padres que constam na lista de alegados abusadores

Açores. Afastados dois padres que constam na lista de alegados abusadores
| País
Porto Canal

A Diocese de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, nos Açores, afastou dois sacerdotes, impedindo-os do exercício público do ministério até ao final do processo de investigação prévia, informou esta quarta-feira a instituição em comunicado.

O comunicado da diocese informa que da lista entregue na passada sexta-feira ao Bispo diocesano pela Comissão Independente constam dois nomes: um sacerdote de São Miguel e outro da ilha Terceira, que agora serão afastados, por alegados abusos que terão sido cometidos entre 1973 e 2004

“Esta decisão não é uma assunção de culpa dos próprios nem uma condenação por parte do Bispo diocesano. Trata-se de seguir aquilo que o Papa Francisco tem recomendado como norma e prática da Igreja em matéria de abusos”, salvaguardou a diocese.

Os alegados abusos foram cometidos por diversas pessoas, sendo que quatro delas – 3 sacerdotes e um leigo – já faleceram.

A instituição informou que agirá com “tolerância zero” para com os abusadores e disponibilizar-se-á para “acolher, escutar e reparar a vida de todos os que foram abusados”.

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.