Ovar lança feira agrícola anual para divulgar a qualidade da raça marinhoa

| País
Porto Canal / Agências

Ovar, 17 jul (Lusa) - A primeira edição da OVARURAL - Feira Agrícola e da Raça Marinhoa, arranca em Ovar a 14 de agosto, propondo-se promover o setor primário e a qualidade da carne criada nas marinhas locais, mas "praticamente desconhecida" no concelho.

Resultando de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Cooperativa Agrícola de Ovar, o certame irá decorrer até 17 de agosto na freguesia de Válega e deverá ter periodicidade anual.

"O sul do município tem um cariz agrícola e pecuário mais vincado, com um setor leiteiro muito forte, e era tempo de proporcionar aos empresários desta área uma oportunidade de promoverem melhor o seu trabalho e darem a conhecer à generalidade do público a qualidade da raça marinhoa", declarou à Lusa o presidente da autarquia, Salvador Malheiro.

Manuel Guerra, presidente da Cooperativa, reconheceu que essa estirpe bovina é criada em toda a faixa litoral entre o município vareiro e a Figueira da Foz, mas garantiu que "a raça é genuína das marinhas de Ovar".

"O problema é que, enquanto de Aveiro para sul toda a gente sabe o que é a raça marinhoa, no concelho que lhe deu origem ela é praticamente desconhecida", garantiu. "Não é falada nem confecionada, e por isso é que queremos demonstrar que Ovar não é só pão-de-ló e Carnaval", acentuou.

Em termos culinários, Salvador Malheiro descreveu a carne dos animais criados junto à ria vareira como "de qualidade excecional", mas evitou adjetivá-la porque "é preciso experimentar para se perceber mesmo a diferença".

Nessa perspetiva de degustação, autarquia e cooperativa estão, aliás, a desenvolver esforços no sentido de os restaurantes do concelho apostarem na gastronomia marinhoa e reforçarem com ela as suas ementas - como irá acontecer no recinto da nova feira agrícola de Válega.

O programa de estreia da OVARURAL integra ainda um concurso nacional dessa espécie certificada, exposições permanentes sobre a temática agrícola, diversos expositores com produtos regionais e cooperativos, e um colóquio sobre fundos comunitários disponíveis para a agricultura local.

Salvador Malheiro realçou que toda essa oferta se enquadra na atual estratégia da autarquia para o setor primário, que, "no cumprimento de uma das promessas eleitorais [do PSD], é uma forte aposta deste Executivo".

É nesse contexto que o presidente da Câmara anunciou também a criação de um Gabinete de Apoio ao Agricultor, cuja missão será a de acompanhar esses empresários em processos como o licenciamento de instalações agrícolas, o acesso a fundos comunitários e a formação certificada de jovens agricultores.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Turismo português no Brasil cresce 13,8% nos primeiros quatro meses do ano

O número de portugueses que visitaram o Brasil nos primeiros quatro meses do ano cresceu 13,8% em comparação com o mesmo período de 2023, indicaram as autoridades brasileiras.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.