O que se sabe sobre a instalação do El Corte Inglés ? Câmara do Porto já aprovou o processo de loteamento do terreno

O que se sabe sobre a instalação do El Corte Inglés ? Câmara do Porto já aprovou o processo de loteamento do terreno
| Porto
Ana Mota

O Movimento ‘Jardim Ferroviário da Boavista’ mantém a esperança na criação de um espaço verde, nos terrenos da antiga estação ferroviária da Boavista. O terreno, onde deverá ser instalado o El Corte Inglés, ainda está na posse da Infraestruturas de Portugal mas a Câmara Municipal do Porto já aprovou o processo de loteamento do terreno.

O movimento acredita que ainda será possível reverter a situação. Depois das inundações ocorridas na cidade do Porto, em janeiro, o Movimento Jardim Ferroviário da Boavista insiste na criação de um espaço verde, ao invés da instalação de um espaço comercial na cidade. “O que nós contestamos é que este terreno está reservado ao Corte Inglés desde o ano 2000, que é o ano em que ocorreu o primeiro contrato promessa para a constituição do direito de superfície. Desde essa altura, o contrato já foi renovado, se não me engano cinco vezes, e a verdade é que, através dessas sucessivas renovações, o terreno tem sido segregado do usufruto público. Entendemos também que este contrato já poderia ter sido rescindido no passado, sem prejuízo para o erário público”, explica Hugo Pereira, membro do movimento.

Terreno ainda está na posse da Infraestruturas de Portugal

O terreno ainda está na posse da Infraestruturas de Portugal, uma vez que a venda ainda não foi concretizada através de escritura pública, mas a Câmara Municipal do Porto já aprovou o processo de loteamento do terreno. “Aquilo que nós sabemos é que a Câmara do Porto já aprovou o processo de loteamento do terreno, mas ainda não aprovou o projeto do edifício em si. Entretanto, até que as obras do metro estejam concluídas, não haverá nenhum avanço material do projeto do Corte Inglés”, acrescentou Hugo Pereira.

Embora tenha sido dado um passo decisivo para o arranque do projeto do El Corte Inglés, na Boavista, com a aprovação do pedido de licenciamento, ainda não há projeto de arquitetura para o edifício. Quanto ao arranque da obra, só começa quando a linha Rosa estiver concluída.

O Porto Canal contactou a Câmara do Porto e a Infraestruturas de Portugal, no sentido de obter mais esclarecimentos sobre o avanço do projeto de construção, mas não obteve resposta em tempo útil.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).