Movimento insiste na criação de jardim nos terrenos da estação da Boavista no Porto

Movimento insiste na criação de jardim nos terrenos da estação da Boavista no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

O Movimento Cívico por um Jardim Ferroviário na Boavista, do Porto, reforçou esta terça-feira a necessidade de ser criado um jardim, preservando os espaços verdes e permeáveis da cidade, nos terrenos da antiga estação ferroviária da Boavista.

Numa carta aberta dirigida à Câmara Municipal do Porto e aos ministérios do Ambiente e das Infraestruturas, o movimento volta a pedir que os terrenos da antiga estação "não sejam cedidos para outro fim que não seja a preservação dos espaços verdes e permeáveis da cidade".

Lembrando que a sete de janeiro a cidade "foi assolada por uma inundação inesquecível", o Movimento Cívico por um Jardim Ferroviário na Boavista afirma que, apesar de ainda não serem conhecidas as causas, a "extrema impermeabilização do solo" foi um fator "agravante do desastre".

"A cidade do Porto não está a preparar-se devidamente para este tipo de fenómenos e outros consequentes do aquecimento global, e prova disso é a cedência e autorização dada para a construção de um grande centro comercial num dos últimos grandes terrenos públicos no centro da cidade", observa o movimento, que é a favor de um jardim público nos terrenos onde o Corte Inglés tem intenção de construir um armazém comercial.

"Ainda não é tarde demais para voltar atrás", destaca o movimento, apelando para que o Plano Diretor Municipal (PDM) seja alterado para garantir um jardim nos terrenos da antiga estação ferroviária.

"Ainda vamos a tempo de impedir um desastre pior que o do dia sete de janeiro", acrescenta.

O concelho do Porto registou, a sete de janeiro, em menos de duas horas, 150 pedidos de ajuda por causa das inundações em habitações e vias públicas, principalmente na baixa da cidade, disse no dia à Lusa fonte da Proteção Civil local.

As enxurradas causaram também danos em algumas habitações na zona das Fontainhas.

Um despacho publicado, a 08 de fevereiro de 2022, em Diário da República dava conta de que a antiga estação ferroviária da Boavista seria demolida no âmbito da desafetação do domínio público de vários edifícios da Infraestruturas de Portugal (IP) para ser construído um El Corte Inglés.

A IP e o El Corte Inglés celebraram, a 21 de setembro de 2021, o quinto aditamento ao contrato promessa de constituição de direito de superfície, decorrente do PIP aprovado em 2020 pela câmara.

A cadeia espanhola já pagou 19,97 dos 20,82 milhões de euros fixados há mais de duas décadas, tendo por base um PIP aprovado em 2000 pela Câmara do Porto.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).