Trabalhadores da Transdev reivindicam aumentos em linha com a inflação

| País
Porto Canal

Os trabalhadores da Transdev cumprem até à meia-noite desta quarta-feira uma greve de 24 horas. Exigem que a empresa reveja os valores propostos ao abrigo do acordo coletivo de trabalho.

O Sindicato dos Transportes Rodoviários Urbanos do Norte (SRUM) reivindica que a administração da Transdev reveja a proposta salarial que fez aos funcionários, pedindo que o aumento seja em linha com a inflação.

A greve de 24 horas, convocada para esta quarta-feira, registou os 85% de adesão e afetou os serviços de carreiras nas regiões do Norte e do Centro, assim como os expressos com destino e partida de Lisboa.

Num comunicado enviado às redações a Transdev diz-se aberta a novas fases de negociação com os vários sindicatos que representam os trabalhadores.

A empresa informa, ainda, que avançou com uma proposta de aumento de 55 euros nos ordenados, com efeitos desde janeiro de 2023, que em nada interfere com as conversações que ainda estão longe de chegar a um consenso.

A contar com as dificuldades no acordo, o STRUM tem já convocada nova paralisação. Está marcada para o dia 17 de abril.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.