Trabalhadores da Transdev fazem greve de 24 horas. Ligações no norte e centro do país entre as mais afetadas

Trabalhadores da Transdev fazem greve de 24 horas. Ligações no norte e centro do país entre as mais afetadas
| País
Porto Canal

Os trabalhadores do grupo de transportes Transdev, que opera sobretudo no Norte e Centro, estão, esta sexta-feira, em greve, por aumentos salariais, entre outras exigências. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos do Norte (STRUN), os trabalhadores concentram-se hoje nas instalações da empresa na freguesia do Pinheiro, em Guimarães (distrito de Braga), a partir das 10h30.

As ligações rodoviárias no centro e norte do país – onde a empresa concentra grande parte das operações – deverão ser as mais afetadas.

O comunicado que anunciava o pré-aviso de greve referia que o STRUN tinha enviado às empresas do grupo Transdev as exigências aprovadas pelos trabalhadores, tendo desde logo avisado que marcaria greves se a administração não alterasse a sua posição no prazo máximo de 15 dias.

A Transdev, por seu turno, referiu que o acordo de contratação coletiva assinado há seis meses com todas as estruturas sindicais demonstra o seu "respeito pelos trabalhadores e seus representantes". Além de aumentos salariais, os trabalhadores exigem que o local de trabalho seja sempre aquele para o qual foram contratados e o pagamento do almoço ou jantar sempre que na altura desta refeição estejam deslocados.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.