Temperaturas mínimas no Porto voltam a descer, mas não o suficiente para ativar o Plano de Contingência para sem-abrigo

Temperaturas mínimas no Porto voltam a descer, mas não o suficiente para ativar o Plano de Contingência para sem-abrigo
| Porto
Porto Canal

Uma nova vaga de frio vai baixar as temperaturas mínimas na cidade do Porto, mas, à semelhança do que aconteceu em janeiro, ainda não serão baixas o suficiente para ser ativado o 'Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-abrigo'.

A ativação do plano requer que as temperaturas mínimas se situem abaixo dos 3ºC, durante pelo menos três dias consecutivos. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas mínimas previstas para a cidade do Porto para esta quarta-feira são de 3ºC, para quinta-feira de 2ºC e para sexta-feira de 1ºC. Por apenas um grau, ainda não se encontram reunidas as condições definidas para a ativação deste plano.

Ao momento da redação desta notícia, as previsões meteorológicas apontam para uma subida da temperatura mínima para 4ºC neste sábado.

A alteração desta matriz já foi discutida em reunião camarária. A 30 de janeiro, foi votado uma recomendação do Bloco de Esquerda que pedia que a temperatura mínima para ativar o plano passasse a ser de 5ºC, durante pelo menos três dias consecutivos. A proposta foi rejeitada, com votos contra do executivo municipal de Rui Moreira, em maioria.

Apesar de não ser ativado o Plano de Contingência, a Câmara Municipal do Porto reforçou as equipas de rua que prestam apoio às pessoas em situação de sem-abrigo que, durante esta quarta e até sexta-feira, vão “atuar na distribuição de agasalhos, cobertores, fornecimento de alimentação de conforto e bebidas quentes”, pode ler-se na página ‘online’ da autarquia.

Recorde-se que o Porto Canal saiu, no final de janeiro, à rua para ouvir quem por lá dorme. Passando por vários ‘spots’ da cidade Invicta, desde a Batalha, à zona da Reitoria da Universidade do Porto, à Trindade, a reportagem relativa à vaga de frio sentida foi o mote para uma discussão sobre o plano de contingência para os sem-abrigo da Câmara do Porto que ficou na gaveta. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.

Porto entre os três distritos onde as mulheres mais sofrem de violência

Os distritos com mais mulheres vítimas de crimes de violência em 2022 e 2023 são Lisboa, com 5.327 casos, Faro com 4.060 vítimas e o Porto com 3.270, segundo dados da Associação de Apoio à Vitima (APAV).

Operação Natal da Metro do Porto começa a 30 de novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos Aliados ocorrerá a cerimónia de inauguração das luzes e da árvore de natal, seguida do concerto do cantor Fernando Daniel.