Porque é que fevereiro só tem 28 dias?

Porque é que fevereiro só tem 28 dias?
| Mundo
Porto Canal

Com o mês de fevereiro a chegar ao fim recordamos a história daquele que é o mês com menos dias do ano. Janeiro, o primeiro mês do calendário, tem sido rotulado ao longo dos últimos tempos como o “mês mais longo dos doze” (mesmo não sendo o único com 31 dias), resultando essa fama em ‘memes’ e piadas nas redes sociais um pouco por todo o mundo. Curiosamente, o fim de janeiro marcou a entrada naquele que é, efetivamente, o mês mais curto. Mas nem sempre foi assim.

A existência de várias festividades em Roma, 600 anos antes do nascimento de Cristo, levou à necessidade de as agrupar e organizar de forma a evitar conflitos de “agenda” e lutas entre romanos. Iniciava-se assim uma discussão que levaria à criação do primeiro calendário.

Os astrónomos dessa época eram já capazes de definir, de forma bastante precisa, o intervalo entre o solstício de verão até ao solstício de inverno. Através desses marcos tornava-se então possível definir o tempo que decorria entre dois solstícios de verão: 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos. Estava assim fixado o tempo necessário para se repetir o dia mais longo do ano.

A adaptação para o uso do calendário lunar acabaria por surgir pouco depois, dada a facilidade do seu uso. Os meses começariam por ser estabelecidos como tendo a duração de 30 ou 31 dias, número que seria alterado por Numa Pompilius, rei de Roma de 715 a 672 a.C., tendo em conta o “azar” dos números par e a sua vontade de definir o ano de acordo com os 12 ciclos lunares.

O ano iniciava-se então em março e todos os meses passavam assim a contar com 29 ou 30 dias, exceto o último, fevereiro, com apenas 28. Estudiosos afirmam que tal devia-se ao facto de ser o mês de Fébruo, o deus da morte e da purificação.

Feitas as contas, os 355 dias de ciclos lunares eram manifestamente inferiores aos 365 dias do ciclo solar. Ao fim de algum tempo, a confusão no calendário tornar-se-ia óbvia, com os meses a deixarem de coincidir com as estações em vigor.

Caberia a Júlio César regularizar uma situação que estava a tornar-se caótica entre romanos. Após o estudo do calendário egípcio, o imperador romano optaria por abandonar o calendário lunar e regressar ao solar.

Depois de mover janeiro e fevereiro para o início do ano, adicionou 10 dias a todos os meses até perfazer o total de 365 dias, passando fevereiro a contar com 29. Acabaria também por ser adicionado um dia extra ao mês ‘Julius’, ou julho, em homenagem a Júlio César, uma decisão mais tarde repetida por César Augusto, no mês de Augustus, ou agosto. Para tal, foi necessário retirar um dia a fevereiro, que regressaria assim aos 28 dias.

Desde então, cada ano conta com 365 dias, ficando assim por acrescentar 5 horas, 48 minutos e 47 segundos que contabilizam um dia extra para o mês de fevereiro, de quatro em quatro anos, e que definem os anos bissextos.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.