Dragões assinalam 90.º aniversário de Américo, o último sobrevivente da equipa que venceu o “campeonato-Calabote”

| Desporto
Porto Canal

A edição desta segunda-feira da newsletter diária do FC Porto saúda o antigo jogador Américo, que celebra 90 anos.

“A 27 de fevereiro de 1933, há precisamente 90 anos, Américo Ferreira Lopes nasceu em Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira. Como era frequente na altura, só foi registado uns dias mais tarde e ficou com 6 de março como data de nascimento oficial”, começa por referir o Dragões Diário.

Américo ingressou no FC Porto ainda nos escalões de formação e “logo se destacou pela segurança com que defendia a baliza azul e branca.” Depois de se tornar reserva de Barrigana e de ter disputado o primeiro jogo oficial em dezembro de 1952, ano da inauguração do Estádio das Antas, foi emprestado por quatro temporadas ao Boavista.

Américo viria a fixar-se nas Antas a partir de 1958/59 – ano em que realizou um jogo e sagrou-se campeão nacional – e tornou-se titular indiscutível a partir de 1961/62 e até 1968/69. “Foi o tempo suficiente para se tornar uma lenda do clube”, sublinha o Diário.

“Em anos muito difíceis, sobretudo para quem representava o FC Porto — afirmam os Dragões — Américo afirmou-se como um dos melhores jogadores da liga portuguesa na década de 1960 e foi distinguido com a primeira edição do prémio Baliza de Prata, destinado ao melhor guarda-redes nacional, em 1964”.

Porto Canal

Em 2017, Américo Lopes recebeu das mãos do então Presidente da Assembleia Geral do FC Porto José Manuel Matos Fernandes o Dragão de Ouro Recordação do Ano

Américo é o último sobrevivente da equipa que venceu a edição de 1958/59 do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, conhecido como ‘o campeonato de Calabote’. “É um ídolo de diversas gerações e é um testemunho vivo de lealdade e perseverança no amor ao FC Porto. Oxalá possamos assinalar esta durante mais alguns anos”, conclui do Dragões Diário, antes de saudar o antigo atleta: “Parabéns, Américo!”

+ notícias: Desporto

“O amor ao FC Porto vai comigo para a cova”

91 anos de idade, 84 de sócio. Luís Bacelar, sócio número 4 do FC Porto, é um portista desde o berço, até porque “lá em casa não havia direito a ser outra coisa que não azul e branco”. Em setembro, foi um dos primeiros presentados por André Villas-Boas, que “gostava de rever”, com o novo cartão de sócio na cerimónia de apresentação do documento de identificação.

FC Porto: Samu entre os finalistas do Golden Boy

Samu está entre os 25 finalistas da corrida a Golden Boy, o prémio entregue pelo jornal italiano Tuttosport que distingue o melhor jogador sub-21 a atuar na Europa na última temporada.

FC Porto: Nova tranche de bilhetes para o Sintrense

Esgotada a primeira remessa de bilhetes destinados aos adeptos do FC Porto, o clube solicitou ao Sintrense uma nova tranche de ingressos para a estreia na Taça de Portugal que terá lugar às 17h00 de domingo no Estádio José Gomes, casa emprestada pelo Estrela da Amadora.