Aeroporto de Cabul sob ataque de rebeldes no Afeganistão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Cabul, 17 jul (Lusa) -- Explosões e trocas de tiros foram escutadas hoje no aeroporto de Cabul, no Afeganistão, no âmbito de um ataque de rebeldes, constatou um fotógrafo da AFP.

Segundo o Ministério do Interior, que confirmou o ataque, um grupo de rebeldes tomou um edifício em construção por volta das 04:30 (00:00 GMT) e abriu fogo com armas automáticas e lança-granadas.

Helicópteros da Força Internacional da NATO no Afeganistão (ISAF) e do exército afegão sobrevoavam a zona, enquanto colunas de fumo eram visíveis sobre o local do ataque.

Nenhuma vítima foi registada, de acordo com o Ministério do Interior.

"Os atacantes tomaram um edifício em construção em Qasaba, a norte do aeroporto de Cabul. Eles estão cercados pelas forças de segurança. A situação vai ficar sob controlo em breve", disse à AFP o general Ayub Salangi, ministro do Interior encarregado da segurança.

Segundo um responsável afegão que prestou declarações sob anonimato, os voos estão temporariamente cancelados e o aeroporto internacional está encerrado.

O ataque sobre o aeroporto situado a norte da capital afegã ocorre depois de na terça-feira ter sido registado um atentado suicida num mercado no leste do país, junto à fronteira paquistanesa, o qual causou pelo menos 40 mortos.

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.