Serviço gratuito no Porto permite a recolha de resíduos ou objetos de grande volume
Porto Canal
Uma equipa da Porto Ambiente é responsável pela recolha equipamentos elétricos e/ou eletrónicos, resíduos verdes ou outros objetos volumosos fora de uso, respondendo atualmente a cerca de 50 pedidos diários de moradores da cidade. Os dados divulgados esta terça-feira pela autarquia apontam para um total de quase oito mil recolhas efetuadas em 2022, sendo este um serviço que funciona das 07h às 18h30, em dias da semana, e das 07h às 12h30 de sábado.
Sofás, móveis, colchões, frigoríficos, arcas congeladoras, televisões, computadores e telemóveis são dos objetos mais comuns encontrados nestas recolhas. Por sua vez, os resíduos verdes (para os quais a empresa municipal disponibiliza, sem custo, sacos de grandes dimensões), são encaminhados para a LIPOR ou entidades similares.
A economia circular assume um papel preponderante no normal funcionamento deste processo, sendo os móveis recolhidos atualmente encaminhados para uma empresa de reciclagem de madeira. A aposta nesta estratégia amiga do ambiente levou a que esteja neste momento a ser estudada a criação de um espaço dedicado à reparação, transformação e reutilização dos bens recebidos.
O elevado número de pedidos levou inclusivamente à necessidade de reforçar a equipa da Porto Ambiente.
Os portuenses que se quiserem libertar de equipamentos elétricos, resíduos verdes ou outros objetos volumosos podem entrar em contacto com a Porto Ambiente, através do número de telefone 228 348 770 ou do endereço de correio eletrónico geral@portoambiente.pt.
