Transporte de pás de aerogeradores em Melgaço vai prolongar-se até ao final deste mês

Transporte de pás de aerogeradores em Melgaço vai prolongar-se até ao final deste mês
Facebook Município de Melgaço
| Norte
Porto Canal

O transporte das pás eólicas, com mais de 74 metros, têm causado espanto e algum aparato na região Norte. O transporte dos componentes dos aerogeradores para o subparque eólico de Picos, em Melgaço, vai continuar até ao final do mês de fevereiro. A autarquia anunciou esta segunda-feira essa previsão de conclusão dos trabalhos que, até há pouco tempo, estavam apontados até ao passado domingo.

A autarquia informa que a Estrada Nacional 202, desde a vila de Melgaço até ao cruzamento de Alcobaça, terá alguns condicionamentos “na fluidez do trânsito”.

“Os trabalhos decorrerão no período entre das 09h e até às 19h, podendo, no entanto, iniciar-se mais cedo, mas a GNR está a acompanhar todo o processo, de forma a minorar os transtornos desta situação, interrompendo o serviço do transporte sempre que seja necessário, de forma a fazer fluir o trânsito, no sentido de evitar a espera prolongada dos utilizadores da via”, explicou a autarquia numa publicação no Facebook.

Para este transporte serão alocadas várias equipas, visto que se trata de “uma tarefa de grande complexidade”.

Os novos aerogeradores a serem instalados vão substituir os já existentes no subparque de Picos, em Lamas de Mouro, sendo que os novos terão uma potência superior. “A saber que os antigos têm uma potência de 2MW e os novos de 5MW”, adiantou o município de Melgaço.

+ notícias: Norte

Construção do maior parque eólico vai nascer no Norte em 2025

A Iberdrola vai avançar em 2025 com a construção de um parque eólico com 38 aerogeradores, nos distritos de Vila Real e Braga, após a obtenção da licença de produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Sérgio Rebelo é o vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro

Sérgio Rebelo é o vencedor desta edição do Prémio de Arquitetura do Douro com o projeto Quinta do Adorigo, no concelho de Tabuaço, distrito de Viseu.

Comunidade Intermunicipal do Ave aprova orçamento de quase 27,5 milhões de euros para 2025

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave anunciou a aprovação, este sábado em Guimarães, por unanimidade, o Plano e Orçamento para 2025, no valor de quase 27,5 milhões de euros, um aumento de 4,49% em relação a 2024.