Kiev alerta que Rússia prepara "exercícios de forças nucleares estratégicas"

Kiev alerta que Rússia prepara "exercícios de forças nucleares estratégicas"
| Mundo
Porto Canal

Os serviços secretos ucranianos alertaram este domingo que a Rússia se prepara para realizar "exercícios em larga escala de forças nucleares estratégicas", como "chantagem", na véspera da visita do Presidente norte-americano à Polónia.

A diretoria principal de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia (GUR) confirmou que Moscovo está a preparar componentes das suas forças nucleares para realizar manobras, incluindo o lançamento de mísseis de cruzeiro e balísticos.

Em preparação para esses exercícios, a operação do sistema de controlo de combate centralizado das Forças Armadas russas foi verificada e, como parte deste teste, as forças nucleares foram colocadas nos níveis mais elevados de alarme de combate, afirma o GUR em comunicado.

Segundo os serviços secretos ucranianos, a decisão de levar a cabo estas manobras enquadra-se numa tentativa de “dificultar” a visita à Europa do Presidente Joe Biden, que aterra na segunda-feira em Varsóvia, numa viagem que coincide com o primeiro aniversário da invasão russa da Ucrânia.

A estratégia de Moscovo envolve o uso de “chantagem nuclear direta” para “enfraquecer o apoio internacional à Ucrânia”, conclui o GUR, citado pela agência noticiosa Efe.

O alerta dos serviços secretos ocorre dias depois de o relatório anual do Ministério da Defesa norueguês ter levantado a possibilidade de que a Rússia tenha transferido parte das suas capacidades nucleares para os navios e submarinos da Frota do Norte.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, iniciada em 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a II Guerra Mundial, nos anos 40 do século passado.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.