FC Porto: Na rotunda, saia nas "meias". Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto foi ao Fontelo eliminar o Académico de Viseu da Taça de Portugal e seguir para as meias-finais da prova rainha. O próximo adversário na competição é o Famalicão, que eliminou a B SAD (4-1). Os duelos com os minhotos estão marcados para a última semana de abril e para a primeira de maio.
Os onze portistas que entraram em campo – dos quais seis não haviam sido titulares frente ao Vizela – tiveram dificuldades na adaptação ao terreno e ao jogo físico do adversário, que fez 12 faltas durante a primeira parte e viu apenas um amarelo, já em cima do intervalo.
Depois de 25 minutos de duelos intensos a meio-campo, mas sem aproximação de parte a parte das balizas, a criatividade de Pepê, o maior desequilibrador na etapa inaugural, deu a Namaso a única oportunidade de golo digna de registo: o brasileiro quebrou barreiras pelo meio do terreno e entregou ao 19, que não conseguiu definir da forma desejada. Mantinha-se o nulo no marcador à ida para os balneários.
As indicações dadas por Sérgio Conceição ao intervalo surgiram efeito e, apesar de terem voltado os mesmos onze homens, a acutilância ofensiva cresceu significativamente e o primeiro golo chegou logo aos cinco minutos do segundo tempo. Depois de João Mário e Pepê terem forçado a entrada na área pela direita e terem sido impedidos pela defensiva viseense, o decurso da jogada prosseguiu nos pés de Uribe que, mais atrás, cruzou para um cabeceamento certeiro de André Franco (1-0).
Com vontade de aumentar a vantagem no placar, os azuis e brancos voltaram a criar perigo (55m) por Danny Namaso. João Mário progrediu à direita e assistiu o britânico, que rematou com potência, mas Gril respondeu com uma defesa atenta para canto.
Sem mais adendas ao marcador, apesar do esforço caseiro para tentar forçar o prolongamento nos minutos finais, o FC Porto saiu vencedor e vai continuar a defender o título conquistado em maio do ano passado, no Jamor.