TAP gasta 444 milhões nos novos airbus

TAP gasta 444 milhões nos novos airbus
| País
Porto Canal

A TAP terá sido lesada no valor de 444 milhões de euros, no negócio de aquisição de 53 novos aviões à Airbus. Segundo avança o jornal ECO, um memorando de entendimento entre a companhia aérea portuguesa e a Airbus revela vários indícios que levaram o Ministério Público a abrir um inquérito.

O acordo liderado por David Neeleman levou à desistência de uma encomenda de 12 aeronaves A350 e a aquisição de 53 novos aviões de vários modelos. De acordo com uma análise da Airborne Capital, a TAP terá sido lesada nas duas operações, revela o ECO.

Segundo o jornal económico, o benefício para a Airbus terá sido o acordo celebrado para a desistência do leasing de 12 aeronaves A350 e a assinatura de um novo contrato para adquirir 53 novos aviões. Quando no ano passado tentou renegociar o contrato com a Airbus, a TAP apercebeu-se que estava a pagar mais do que a concorrência. Foi aí que pediu uma avaliação à Airborne Capital, especialista em leasing de aviões.

A consultora irlandesa estima que a TAP estará a pagar cerca de 254 milhões de dólares acima do valor de mercado no leasing dos novos aviões, embora o antigo acionista David Neeleman negue qualquer irregularidade.

O Departamento Central de Investigação e Ação Penal abriu esta semana um inquérito ao negócio de compra de aviões feito entre a Airbus e David Neeleman e que permitiu ao empresário de nacionalidade americana e brasileira controlar a TAP.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.