TAP gasta 444 milhões nos novos airbus
Porto Canal
A TAP terá sido lesada no valor de 444 milhões de euros, no negócio de aquisição de 53 novos aviões à Airbus. Segundo avança o jornal ECO, um memorando de entendimento entre a companhia aérea portuguesa e a Airbus revela vários indícios que levaram o Ministério Público a abrir um inquérito.
O acordo liderado por David Neeleman levou à desistência de uma encomenda de 12 aeronaves A350 e a aquisição de 53 novos aviões de vários modelos. De acordo com uma análise da Airborne Capital, a TAP terá sido lesada nas duas operações, revela o ECO.
Segundo o jornal económico, o benefício para a Airbus terá sido o acordo celebrado para a desistência do leasing de 12 aeronaves A350 e a assinatura de um novo contrato para adquirir 53 novos aviões. Quando no ano passado tentou renegociar o contrato com a Airbus, a TAP apercebeu-se que estava a pagar mais do que a concorrência. Foi aí que pediu uma avaliação à Airborne Capital, especialista em leasing de aviões.
A consultora irlandesa estima que a TAP estará a pagar cerca de 254 milhões de dólares acima do valor de mercado no leasing dos novos aviões, embora o antigo acionista David Neeleman negue qualquer irregularidade.
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal abriu esta semana um inquérito ao negócio de compra de aviões feito entre a Airbus e David Neeleman e que permitiu ao empresário de nacionalidade americana e brasileira controlar a TAP.