OMS estima que sismo na Turquia e Síria terá afetado até 23 milhões de pessoas

OMS estima que sismo na Turquia e Síria terá afetado até 23 milhões de pessoas
| Mundo
Porto Canal

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o sismo que abalou a Turquia e a Síria terá afetado diretamente 23 milhões de pessoas, das quais 1,4 milhões são crianças.

"Os mapas mostram que 23 milhões de pessoas estão expostas, incluindo cinco milhões de pessoas vulneráveis", sublinhou a diretora da OMS, Adelheid Marschang, ao conselho executivo da agência da ONU. 

A responsável frisou que esta "é "uma crise que se sobrepõe a múltiplas crises que afetam a região",  acrescentando que os pedidos de ajuda humanitária na Síria atingiram o seu máximo após 12 anos de uma crise humanitária "complexa".

O diagnóstico não é animador, sendo esta uma corrida contra o tempo. 

"A infraestrutura civil e potencialmente a infraestrutura de saúde foram danificadas em toda a região afetada, principalmente na Turquia e no noroeste da Síria", destacou. 

A OMS "considera que as principais necessidades não atendidas no imediato e no médio prazo podem estar na Síria", disse Marschang, especialmente no norte do país, por se tratar de um território fustigado por vários anos de guerra, salientou Marschang.

Já o diretor-geral da organização, Tedros Ghebreyesus, diz que as operações de busca e salvamento estão numa fase crítica, porque "cada minuto, cada hora que passa, as probabilidades de encontrar sobreviventes diminuem".

+ notícias: Mundo

Um morto e dois feridos após avião se despenhar contra casa enquanto aterrava na Lituânia

Pelo menos uma pessoa morreu depois de um avião de carga se ter despenhado esta segunda-feira no pátio de uma casa perto da capital lituana, Vilnius, informou a estação de televisão oficial do país, LTR.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.