Sismo. Número de mortos pode chegar aos 10 mil, aponta o Serviço Geológico dos Estados Unidos

Sismo. Número de mortos pode chegar aos 10 mil, aponta o Serviço Geológico dos Estados Unidos
| Mundo
Porto Canal

O número de mortos causados pelo sismo que abalou, na madrugada desta segunda-feira a Turquia e a Síria, pode chegar aos 10 mil, segundo uma estimativa do Serviço Geológico dos EUA (USGS).

De acordo com os cálculos efetuados pelo organismo oficial, há 47% de probabilidades de que a catástrofe natural resulte na morte de entre mil e 10 mil pessoas, com uma probabilidade de 27% de não ultrapassar o milhar. 

Regista-se também a probabilidade de a tragédia resultar numa contagem de vítimas mortais entre 10.000 e 100.000.

“Um número elevado de vítimas e danos volumosos são prováveis, num desastre de consequências alargadas”, realça o USGS.

Os dados avançados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos surgem a partir de modelos que simulam o impacto de catástrofes naturais a partir de indicadores como o resultado de incidentes anteriores na mesma região, entre muitos outros fatores.

 

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.