Sismo. Número de mortos pode chegar aos 10 mil, aponta o Serviço Geológico dos Estados Unidos

Sismo. Número de mortos pode chegar aos 10 mil, aponta o Serviço Geológico dos Estados Unidos
| Mundo
Porto Canal

O número de mortos causados pelo sismo que abalou, na madrugada desta segunda-feira a Turquia e a Síria, pode chegar aos 10 mil, segundo uma estimativa do Serviço Geológico dos EUA (USGS).

De acordo com os cálculos efetuados pelo organismo oficial, há 47% de probabilidades de que a catástrofe natural resulte na morte de entre mil e 10 mil pessoas, com uma probabilidade de 27% de não ultrapassar o milhar. 

Regista-se também a probabilidade de a tragédia resultar numa contagem de vítimas mortais entre 10.000 e 100.000.

“Um número elevado de vítimas e danos volumosos são prováveis, num desastre de consequências alargadas”, realça o USGS.

Os dados avançados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos surgem a partir de modelos que simulam o impacto de catástrofes naturais a partir de indicadores como o resultado de incidentes anteriores na mesma região, entre muitos outros fatores.

 

+ notícias: Mundo

Compra do Credit Suisse pelo UBS pode resultar na perda de 40 mil postos de trabalho

A compra do Credit Suisse pelo UBS pode resultar na perda de milhares de postos de trabalho. O Financial Times admite que os cortes possam mesmo chegar aos 40 mil trabalhadores.

Registado sismo de 6,5 no Afeganistão

Um sismo de magnitude 6,5 na escala de Richter foi resgatado, esta terça-feira, em partes do Afeganistão, Paquistão e Índia.

França. Manifestantes pegam fogo ao edifício da Câmara de Bordéus durante protestos

Mais de um milhão de pessoas protestam nas ruas de França contra a reforma das pensões, que aumenta a idade mínima de 62 para 64 anos.