Casuals do Sporting saem em liberdade mas ficam proibidos de entrar em recintos desportivos

Porto Canal
Os 16 adeptos do Sporting Clube de Portugal (SCP) detidos, esta quarta-feira, na sequência de uma megaoperação da Polícia de Segurança Pública (PSP), contra a violência no desporto, já foram presentes a tribunal e ficaram em liberdade.
Os elementos do grupo violento Casuals estão indiciados dos crimes de participação em rixa e ofensas à integridade física e ficaram sujeitos às medidas de coação de termo de identidade e residência, proibição de contacto com vítimas e outros arguidos e proibição de entrar em estabelecimentos desportivos em dias de jogo.
No total foram detidas mais de 20 pessoas, com idades compreendidasa entre os 18 e os 47 anos, pertencentes à claque leonina, mas também aos ‘No Name Boys’, afetos ao Sport Lisboa e Benfica (SLB).
A par das dezenas de detenções, foram apreendidas três armas de fogo e mais de 750 munições de vários calibres, material pirotécnico, de petardos a potes de fumo e tochas, armas brancas e outros instrumentos artesanais, "13 artefactos de sinalização marítima", 5.840 doses de haxixe e 1.016 doses de heroína.
O movimento 'Casual', ligado ao desporto, estará no centro destas detenções, na sequência de "vários episódios de violência em Lisboa e outras zonas da área metropolitana", cuja autoria é atribuída a "dois grupos afetos a este movimento, visando alguns dos seus elementos mais ativos e agressivos". "No inquérito que decorre e que deu origem a esta ação são investigadas situações de agressões, entre grupos de adeptos e contra a polícia, crimes de roubo, dano qualificado e participação em rixa", pode ser lido no comunicado da PSP.
O fenómeno dos 'Casuals' não é recente. Ao longo dos últimos meses têm sido inúmeros os relatos de agressões perpetuadas por elementos ligados aos No Name Boys, claque do Benfica, que agridem e roubam jovens adeptos de clubes rivais... e até mesmo do próprio clube. Uma situação que se repete também com os elementos da Juve Leo, claque do Sporting, como protagonistas.
Recorde-se que em outubro do ano transato, o Porto Canal noticiou o confronto entre 55 adeptos do Sporting e Benfica, após rixas na zona das Torres de Lisboa, S. Domingos de Benfica.