Adeptos das claques do Benfica e Sporting detidos por crimes violentos

| Desporto
Porto Canal

A Polícia de Segurança Pública, através da Divisão de Investigação Criminal, deteve mais de 20 pessoas durante a manhã desta quarta-feira, na área metropolitana de Lisboa, no seguimento de vários episódios de violência que envolveram membros das claques do Sporting e Benfica.

Está a decorrer, desde o início da manhã desta quarta-feira, uma megaoperação policial que visa o cumprimento de "29 mandados de detenção emitidos por autoridade judiciária, bem como a 30 mandados de buscas domiciliárias, na área da Grande Lisboa e margem sul do Tejo". A informação é divulgada através de um comunicado emitido pela PSP a que o Porto Canal teve acesso.

O movimento 'Casual', ligado ao desporto, estará no centro destas detenções, na sequência de "vários episódios de violência em Lisboa e outras zonas da área metropolitana", cuja autoria é atribuída a "dois grupos afetos a este movimento, visando alguns dos seus elementos mais ativos e agressivos". "No inquérito que decorre e que deu origem a esta ação são investigadas situações de agressões, entre grupos de adeptos e contra a polícia, crimes de roubo, dano qualificado e participação em rixa", pode ser lido no comunicado.

Estarão envolvidos dezenas de operacionais nesta "operação de grande envergadura", em articulação com a 11.ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, apoiados pela componente da polícia técnica e outras valências da PSP. A Guarda Nacional Republicana está, também, a colaborar.

O fenómeno dos 'Casuals' não é recente. Ao longo dos últimos meses têm sido inúmeros os relatos de agressões perpetuadas por elementos ligados aos No Name Boys, claque do Benfica, que agridem e roubam jovens adeptos de clubes rivais... e até mesmo do próprio clube. Uma situação que se repete também com os elementos da Juve Leo, claque do Sporting, como protagonistas.

Recorde-se que em outubro do ano transato, o Porto Canal noticiou o confronto entre 55 adeptos do Sporting e Benfica, após rixas na zona das Torres de Lisboa, S. Domingos de Benfica.

De acordo com a CNN Portugal, todos os detidos terão que passar a próxima noite nos calabouços da Polícia de Segurança Pública, sendo presentes, esta quinta-feira, ao Tribunal de Instrução Criminal, sendo a medida de prisão preventiva uma possibilidade para muitos dos envolvidos.

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.