Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi

Cão mais velho do mundo é português e chama-se Bobi
Guiness World Record
| País
Porto Canal

O cão mais velho do mundo é português e vive na aldeia de Conqueiros, em Leiria. Recentemente bateu o recorde de Bluey, um cão australiano que morreu com 29 anos e cinco meses, ao chegar aos 30 anos e 266 dias no dia 1 de fevereiro de 2023.

O Bobi viveu toda a sua vida com a família Costa e é “um rafeiro do Alentejo de raça pura”, uma raça de cão de guarda de gado com uma esperança média de vida entre os 12-14 anos.

De acordo com uma nota publicada no site do Guiness World Record, o cão nasceu a 11 de maio de 1992 e chegou a casa de Leonel Costa, atual tutor, quando este tinha oito anos.

O tutor de Bobi admite que um dos maiores fatores para a longevidade do seu canino é o “ambiente calmo e tranquilo” em que Bobi vive, “longe das cidades”.

Leonel conta que, embora ele e os irmãos quisessem ficar com Bobi, os pais não queriam devido ao elevado número de cães que já tinham. “Infelizmente, nessa altura era considerado 'normal' entre as pessoas mais velhas que, caso não pudessem ter mais animais em casa, (…) podiam enterrar os animais numa toca para que não sobrevivessem”, explicou Leonel.

Mas quando os pais de Leonel descobriram o Bobi já era tarde. Felizmente, diz o tutor, o Bobi já tinha aberto os olhos.

“Confesso que quando descobriram que já sabíamos, gritaram muito e castigaram-nos, mas valeu a pena e por um bom motivo”, disse Leonel.

Bobi nunca foi acorrentado ou preso a uma coleira e sempre gostou de passear livremente pelas florestas e fazendas que cercam a casa da família Costa. Leonel acaba por descrever Bobi como “muito sociável”.

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.