Consumo de eletricidade cresce 4,1% em janeiro e renováveis abastecem 88%

Consumo de eletricidade cresce 4,1% em janeiro e renováveis abastecem 88%
| Economia
Porto Canal/Agências

O consumo de eletricidade aumentou 4,1% em janeiro, em termos homólogos, com as renováveis a garantir 88% do consumo, segundo dados da REN – Redes Energéticas Nacionais, esta quarta-feira divulgados.

“O consumo de energia elétrica registou um crescimento de 4,1% em janeiro, face ao período homólogo, que se reduz ligeiramente para 3,7% com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis”, informou a REN, em comunicado.

Segundo a gestora dos sistemas nacionais elétrico e de gás natural, a produção renovável abasteceu 88% do consumo (incluindo o saldo exportador), com destaque para a hídrica com 51%, seguida da eólica com 28%, da biomassa com 5% e da fotovoltaica com 4%.

“Com condições meteorológicas favoráveis para as tecnologias renováveis, registaram-se índices de produtibilidade elevados, em particular na hídrica com 1,53 (média histórica igual a 1), mas também na fotovoltaica com 1,18 e na eólica com 1,02”, realçou a REN.

Assim, em janeiro, atingiram-se novos máximos históricos nos valores instantâneos injetados na rede, tanto na produção hídrica, que alcançou o valor mensal “mais elevado de sempre”, como na fotovoltaica, que atingiu pontas diárias da ordem dos 1.400 megawatts (MW).

Já a produção não renovável, através das centrais a gás natural, abasteceu os restantes 12% do consumo (incluindo o saldo exportador).

No mês em análise, o saldo de trocas com o estrangeiro, exportador, foi equivalente a cerca de 4% do consumo nacional.

“No mercado de gás natural, o consumo registou uma contração homóloga de 30%, devido fundamentalmente ao comportamento do segmento de produção de energia elétrica, que caiu 64%, resultado da elevada disponibilidade de energia renovável, ao contrário do que tinha acontecido no mesmo período do ano anterior”, apontou a REN.

No segmento convencional do mercado de gás natural, manteve-se também a tendência de redução dos consumos registada ao longo do ano anterior, embora de modo menos acentuado, com uma contração homóloga de 2,1%.

+ notícias: Economia

Taxa de desemprego cai para 6,8% em fevereiro

A taxa de desemprego relativa ao mês de fevereiro situou-se em 6,8%, um valor inferior em relação à taxa de janeiro de 2023 (0,2 pp), segundo a estimativa mensal divulgada esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Produtores de maçã de Carrazeda de Ansiães não acreditam que IVA zero vá aumentar vendas

Quem se dedica à produção do fruto diz que se vivem tempos difíceis e, depois de uma colheita má em que as receitas foram poucas, sem apoios extras há muitos produtores que correm risco de abandonar os pomares.

Reprogramação do PRR estará em consulta pública. Trabalhos devem começar nas próximas semanas

A ministra da Presidência adiantou esta quarta-feira, no Parlamento, que os trabalhos para a reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) vão ter lugar nas próximas semanas, sublinhando que as matérias serão colocadas em consulta pública.