Médicos estão contra a emissão de baixas por parte do SNS24

Médicos estão contra a emissão de baixas por parte do SNS24
| País
Porto Canal

Os médicos não concordam com a emissão de baixas pelo SNS24 sem qualquer consulta e, por isso, pedem uma autodeclaração sob compromisso de honra para os trabalhadores que precisem de faltar. 

A posição é do Bastonário e dos presidentes de associações médicas que defendem que a emissão de baixas é um "ato médico" que não deve ser feito por enfermeiros. 

Ao Jornal de Notícias, os representantes sugerem alternativas como a entrega, por parte do trabalhador à entidade patronal, de uma autodeclaração sob compromisso de honra, em alternativa a uma consulta. 

Em causa está a proposta do ministério para que não seja necessária a realização de uma consulta para solicitar uma baixa não remunerada pelo período de menos de três dias. O objetivo principal passa por diminuir as tarefas dos médicos dos centros de saúde. 

Ao JN, o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, defendeu também que os enfermeiros do SNS24 não podem "atestar uma situação de doença". Já o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto disse ao jornal que a medida proposta pelo ministério vai acabar por transferir a "confusão da burocracia" para o SNS24. 

 

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.