Médicos estão contra a emissão de baixas por parte do SNS24

Médicos estão contra a emissão de baixas por parte do SNS24
| País
Porto Canal

Os médicos não concordam com a emissão de baixas pelo SNS24 sem qualquer consulta e, por isso, pedem uma autodeclaração sob compromisso de honra para os trabalhadores que precisem de faltar. 

A posição é do Bastonário e dos presidentes de associações médicas que defendem que a emissão de baixas é um "ato médico" que não deve ser feito por enfermeiros. 

Ao Jornal de Notícias, os representantes sugerem alternativas como a entrega, por parte do trabalhador à entidade patronal, de uma autodeclaração sob compromisso de honra, em alternativa a uma consulta. 

Em causa está a proposta do ministério para que não seja necessária a realização de uma consulta para solicitar uma baixa não remunerada pelo período de menos de três dias. O objetivo principal passa por diminuir as tarefas dos médicos dos centros de saúde. 

Ao JN, o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Gustavo Tato Borges, defendeu também que os enfermeiros do SNS24 não podem "atestar uma situação de doença". Já o presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Nuno Jacinto disse ao jornal que a medida proposta pelo ministério vai acabar por transferir a "confusão da burocracia" para o SNS24. 

 

+ notícias: País

Rui Moreira vai ser o próximo embaixador de Portugal na OCDE

O ex-presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, vai ser o próximo embaixador de Portugal na Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE), adiantou à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

PM vai apresentar “na próxima semana” PTRR a Seguro e conta com “todos os partidos”

O primeiro-ministro afirmou esta sexta-feira que deverá apresentar “na próxima semana” as linhas gerais do PTRR ao Presidente da República eleito, António José Seguro, e disse esperar contar com “todos os partidos” para o seu desenho e aprovação.

IL, Livre e PCP apontam insuficiências ao plano apresentado pelo Governo

IL, Livre e PCP apontaram insuficiências às linhas gerais do programa “Portugal Transformação, Recuperação e Resiliência” (PTRR) apresentado esta sexta-feira pelo Governo para responder ao temporal, nomeadamente a repetição de planos já anunciados.