“Estive no fundo do poço”. Pessoas sem abrigo criam grupo de teatro para mostrar como é estar “do outro lado”

“Estive no fundo do poço”. Pessoas sem abrigo criam grupo de teatro para mostrar como é estar “do outro lado”
| Porto
Porto Canal

O grupo nasceu da vontade de continuar a fazer teatro. Depois de várias oficinas de criação artística, apoiadas pela autarquia do Porto, os atores quiseram continuar a subir ao palco. “Do Lado de Fora” foi criado no final de 2022 por pessoas em risco de exclusão ou em situação de sem abrigo.

O ensaio, o primeiro desde que o grupo surgiu, começa com um momento de partilha. As cadeiras formam um círculo desencontrado que faz unir as histórias de todos eles. Todos. A Ana, o Artur ou o Emílio, partilham momentos que marcaram a semana ou o dia. “Esta semana participei numa palestra onde partilhei a minha história. No final foi muito bonito porque fui surpreendido com uma música da minha banda favorita”, conta um deles. A intenção é valorizar o que de positivo acontece, depois de tantas dificuldades que se atravessaram na vida.

Porto Canal

Entre as recordações do que melhor aconteceu na semana, surge a mais bonita das revelações. O melhor presságio para o início do projeto. “Tive um senhor que me escreveu, que me mandou uma mensagem”, começa por contar Rui Spranger, diretor artístico do “Do Lado de Fora”. “Perguntou-me como tínhamos chegado ao nome do nosso grupo porque, há quatro anos, escreveu um conto sobre pessoas em situação de sem abrigo, precisamente com o título “Do Lado de Fora”. A surpresa foi geral, depois os sorrisos. Estava assim dado o arranque para o início do projeto.

Artur Fontes é um dos atores presentes na sala. Gesticula e move-se de um lado para o outro num dos exercícios de aquecimento. Dado o à vontade na dinâmica de grupo, percebe-se que já anda nisto há algum tempo. “A assistente social que me acompanha lançou-me o desafio de fazer uma oficina de teatro e aqui estou eu. É muito bom, ajudou-me muito a voltar a ganhar autoconfiança mas isto não é um processo linear, é uma batida cardíaca”, diz.

Porto Canal

Artur refere-se aos altos e baixos da vida. O consumo de estupefacientes começou na adolescência, mas foi com a morte do pai que as coisas pioraram. “Fui mesmo ao fundo do poço, estive lá embaixo a rapar o tacho todo e ainda fiz um buraco. Estive do outro lado bastante tempo, mas estou a trabalhar para que a coisa melhore”, explica.

É a representar que surge o processo de superação. Uma vez por semana, Artur Fontes “deita cá para fora” os pensamentos perturbadores através do teatro. “Parece que estou a ganhar uma segunda vida, o grande problema é não existirem as segundas oportunidades. Uma vez que é assim, uma pessoa tenta integrar-se e recuperar através de coisas felizes”, explica.

Histórias idênticas repetem-se pela sala. Mais ou menos dramáticas, revelam cicatrizes da vida difíceis de sarar. “Maioritariamente somos compostos por pessoas em situação de exclusão social, para generalizar, pessoas que recebem o RSI, mas também temos pessoas que não têm nada a ver com isso. Aliás, hoje entrou mais gente nova, alguns estudantes ou recém-formados”, conta o diretor artístico do grupo. O objetivo é que o grupo seja aberto a todos, que contrarie a “guetificação”.

Porto Canal

Rui Spranger é fundador da associação cultural e filantrópica “Apuro”, o “capacete institucional” que dá apoio ao “Do Lado de Fora”. Com a colaboração da Junta de Freguesia de Bonfim e com o apoio financeiro de um privado, é a associação que faz acontecer todo o projeto. “Temos um lado social e político muito presente. Pretendemos lutar contra o estigma através da arte e do teatro documental. Por outro lado, temos objetivos artísticos e queremos montar espetáculos de textos clássicos como atividade capacitadora”, explica.

A peça “É” foi o trabalho artístico que serviu de rampa de lançamento do projeto. Foi apresentado duas vezes, uma delas com a presença de Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura, quando esteve na cidade do Porto a conhecer o grupo. O “Do Lado de Fora” continua a somar participantes, três semanas depois do arranque já são mais de dez os atores a querer pisar o palco.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Assembleia Municipal do Porto chumba criação de memorial dos 50 anos do 25 de Abril

A Assembleia Municipal do Porto rejeitou, por maioria, uma recomendação do PS para que fosse criado "num espaço emblemático da cidade" um memorial, monumento, escultura ou instalação artística como marco dos 50 anos do 25 de Abril.

Porto insta Governo a habilitar municípios a regularem atividades económicas

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por maioria, uma recomendação do movimento independente que insta o Governo a habilitar os municípios a regularem o licenciamento das atividades económicas.

Porto aprova por unanimidade "reunião urgente" entre Câmara do Porto e MAI

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, por unanimidade, uma moção do PSD para realizar "uma reunião urgente" entre o executivo e a ministra da Administração Interna e adotar medidas para assegurar mais efetivos e recursos policiais.