JMJ. Comité reúne-se na próxima semana com técnicos para rever projeto do altar-palco

JMJ. Comité reúne-se na próxima semana com técnicos para rever projeto do altar-palco
| País
Porto Canal/Agências

O comité organizador da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vai reunir-se na próxima semana com os técnicos da autarquia de Lisboa e da Sociedade de Reabilitação Urbana para rever o projeto do altar-palco, informou esta sexta-feira o bispo coordenador.

Na quinta-feira, o bispo auxiliar de Lisboa e coordenador geral do Comité Organizador Local (COL), Américo Aguiar, anunciou que haveria uma reunião para rever todas as parcelas do projeto e perceber onde é possível cortar, na qual também participará a Mota-Engil, a quem foi entregue a obra por ajuste direto.

Em declarações aos jornalistas, à margem de uma visita do presidente da Assembleia da República à sede da Fundação JMJ, Américo Aguiar adiantou que a reunião deverá realizar-se na próxima semana, sem confirmar a data.

De acordo com o bispo coordenador, o objetivo da reunião é avaliar “o que é essencial e o que não é essencial”.

“O que é essencial, temos que o fazer, e o que não é essencial, temos de corrigir”, afirmou.

Reafirmando aquilo que já tinha dito, em conferência de imprensa, na quinta-feira, Américo Aguiar reconheceu que “o que não devia ter acontecido, aconteceu” e, por esse motivo, a Fundação vai passar a acompanhar “de fio a pavio” os projetos em curso.

“Felizmente, o escrutínio chamou-nos à atenção para fazermos melhor”, sublinhou.

A obra de construção do altar-palco onde o Papa Francisco vai celebrar a missa final vai custar 4,2 milhões de euros à Câmara de Lisboa, numa empreitada atribuída por ajuste direto.

Segundo a informação disponibilizada no Portal Base da Contratação pública, "a construção foi adjudicada por 4,24 milhões de euros (mais IVA)", somando-se a esse valor "1,06 milhões de euros para as fundações indiretas da cobertura".

Na terça-feira, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, referiu que sabia que a construção do altar-palco iria ficar muito cara, acrescentando que será realizada com as especificações indicadas pela Igreja Católica.

Já esta sexta-feira, o Vaticano esclareceu que não tomou parte em qualquer decisão sobre a construção e custo do polémico altar-palco da JMJ 2023, remetendo responsabilidades para a autarquia de Lisboa.

O diretor do gabinete de imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, citado pela Agência Católica de Informação, explicou que "a organização do evento é local" e, por isso, a decisão relativamente ao custo recai sobre a Câmara Municipal de Lisboa.

Questionado sobre a reação do Vaticano, disse que “a linguagem não é colocar-se à margem, nem passar as culpas” e considerou que “a Santa Sé respondeu o que está certo”.

“Certamente que existe (desconforto), porque todos nós somos feitos com o mesmo barro, inspirados com o mesmo espírito e todos ficamos magoados quando não se faz o mais certo”, acrescentou, esclarecendo que a Fundação não foi questionada pelo Vaticano a propósito do altar-palco.

A JMJ é o maior encontro de jovens católicos de todo o mundo com o Papa, que acontece a cada dois ou três anos, entre julho e agosto e que em 2023 se realiza em Lisboa.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.