Três anos depois, órgão de tubos da Igreja da Lapa volta como um “presente super incrível”

Três anos depois, órgão de tubos da Igreja da Lapa volta como um “presente super incrível”
| Porto
Porto Canal

Com 4307 tubos, um carrilhão de 42 sinos e cerca de 34 toneladas o órgão da Igreja Lapa voltou finalmente a tocar. O instrumento esteve três anos sem produzir qualquer som devido à pandemia e à necessidade de uma reabilitação urgente. 

Foram cerca de 200 mil euros investidos, explica ao Porto Canal Manuela Rebelo, provedora da Irmandade da Lapa. Mas, “depois de três anos em silêncio, era urgente voltar a fazer-se ouvir”. Por isso, o instrumento pode novamente ser visto e ouvido por todos. Aos sábados, até ao fim de janeiro, com direito a visita guiada, um cálice de vinho do Porto e um pequeno concerto.

Para os músicos que voltam a tocar é “uma sensação única” e uma verdadeira “sorte”. É o caso de Filipe Veríssimo, mestre da capela da Igreja da Lapa. “Eu cresci muito em termos musicais com este instrumento e três anos de pausa fazem moça”, confessa ao Porto Canal.

“Tê-lo de volta é uma alegria impressionante”, afirma Filipe Veríssimo que deixa rasgados elogios ao homem responsável pela construção do órgão. “Quem o construiu foi um génio chamado Georg Jann, em 1995, e fez dele um dos mais belos instrumentos do mundo. Ele dizia assim: este órgão é a minha noiva”, conta.

Porto Canal

Filipe Veríssimo é mestre de capela da Igreja da Lapa e um dos organistas residentes

“Este instrumento é uma máquina como tantas outras que usamos no dia a dia e, por isso, precisava de manutenção”, explica o mestre da capela da Igreja da Lapa. A reabilitação já estava pensada antes da pandemia, mas o confinamento obrigou a mudar os planos e fez com que o órgão fosse cada vez menos tocado, o que “agravou o estado de deterioração de algumas componentes do instrumento”.

Passada a pandemia começou o processo de restauro “com um dos melhores organeiros a nível mundial”. O trabalho foi executado com sucesso, garante a Irmandade da Lapa, que diz ter agora “um instrumento praticamente novo”. Segundo Filipe Veríssimo, o sentimento assemelha-se ao de uma criança “que acabou de receber um presente super incrível”.

O órgão de tubos da Igreja da Lapa foi fabricado na Alemanha e foram precisos quatro meses para o instalar no coro alto. É considerada uma verdadeira preciosidade da cidade do Porto e atraí milhares de visitantes.

Porto Canal

Órgão de tubos da Igreja da Lapa é um dos maiores da Europa

+ notícias: Porto

Câmara de Matosinhos implementa inteligência artificial no atendimento

A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou esta terça-feira a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial num 'site' autárquico em Portugal, adiantou hoje este município do distrito do Porto.

O último dia da Mercearia do Bolhão. A “matilha de lobos” que são “grandes cadeias” faz mais uma vítima no Porto

30 de abril de 2024 é oficialmente o último dia da Mercearia do Bolhão. Prateleiras vazias, algumas já desmontadas, muitos abraços de despedida e um sentimento geral de mágoa. 144 anos depois, a mercearia mais antiga da cidade do Porto fechou as portas pela última vez pelas 19h. A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal a 19 de abril.

STCP reforça ligações ao Queimódromo durante a Queima das Fitas

A STCP anunciou, esta terça-feira, o reforço nas ligações ao recinto da Queima das Fitas do Porto com um serviço especial Vaivém entre as zonas da Trindade, do Hospital de São João e o Queimódromo, a partir de 4 até 11 de maio.