“O monumento em forma de órgão” vai voltar a fazer-se ouvir na Igreja da Lapa

“O monumento em forma de órgão” vai voltar a fazer-se ouvir na Igreja da Lapa
Porto.
| Porto
Porto Canal

Na próxima quarta-feira, dia 11 de janeiro, pelas 21h30 vai ser possível ouvir os sons do órgão de tubos da Igreja da Lapa com um concerto de Olivier Latry, organista titular da Catedral de Notre-Dame de Paris. Do programa constam obras de Richard Wagneer, Edwin Lemare e Charles-Marie Widor.

A reparação e conservação do órgão de tubos da Igreja da Lapa implicou um investimento superior a 200 mil euros, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal do Porto, entre outros mecenas.

Depois de um período de reabilitação e tal como é noticiado no “Porto.”, a organização promete que “o som do Porto sagrado está de volta”. Este concerto “celebra a conclusão da revisão geral deste verdadeiro monumento à música, um trabalho de meio ano que implicou a desmontagem e remontagem integral da mais notável obra-prima do grande organeiro alemão Georg Jann”.

Esta revisão geral “prepara para um futuro longo aquele que é reconhecido internacionalmente como um dos melhores órgãos de tubos ibéricos e, mesmo, de toda a Europa”, conclui a Irmandade da Lapa.

+ notícias: Porto

O último dia da Mercearia do Bolhão. A “matilha de lobos” que são “grandes cadeias” faz mais uma vítima no Porto

30 de abril de 2024 é oficialmente o último dia da Mercearia do Bolhão. Prateleiras vazias, algumas já desmontadas, muitos abraços de despedida e um sentimento geral de mágoa. 144 anos depois, a mercearia mais antiga da cidade do Porto fechou as portas pela última vez pelas 19h. A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal a 19 de abril.

Câmara de Matosinhos implementa inteligência artificial no atendimento

A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou esta terça-feira a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial num 'site' autárquico em Portugal, adiantou hoje este município do distrito do Porto.

Trabalhadores denunciam "contratos precários" em equipamentos culturais do Porto

Trabalhadores da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto denunciaram "contratos precários" em equipamentos do município e reivindicaram melhores condições de trabalho, avançou esta terça-feira o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE).