O que irá acontecer aos murais do café Embaixador? PS Porto pede preservação do património

O que irá acontecer aos murais do café Embaixador? PS Porto pede preservação do património
| Norte
Porto Canal

Depois do encerramento do café Embaixador, um espaço histórico na baixa do Porto, o PS Porto está preocupado com a preservação do património cultural do espaço. O partido vai propor uma reunião extraordinária com a autarquia do Porto para discutir a preservação deste e de outros murais da cidade.

O PS Porto diz estar preocupado com a “previsível transformação” do espaço que acolhia o café Embaixador. Em comunicado, o partido refere que o mural do artista portuense Martins da Costa corresponde a “um distintivo património cultural que, sendo do café Embaixador, é na realidade de toda a cidade". Os socialistas vão, por isso, propor uma reunião extraordinária à Câmara Municipal do Porto, para que sejam discutidas soluções para este e outros murais.

Na proposta de reunião extraordinária, para o dia 16 de janeiro de 2023, o PS distrital propõe a preservação do local onde se encontra o mural de Martins da Costa e pede ainda a discussão de outros painéis como os situados no café Garça Real e no antigo café Rialto, que se encontra atualmente entaipado.

O café Embaixador, com já 65 anos de história, fechou portas no final de 2022. O espaço emblemático e histórico da cidade do Porto encerrou depois de uma ação de despejo por parte do senhorio.

+ notícias: Norte

Trabalhador gravemente ferido depois de queda parcial de grua em Paços de Ferreira

A queda parcial de uma grua hoje de manhã, numa obra em Paços de Ferreira, no distrito do Porto, causou ferimentos graves num dos trabalhadores, disse à Lusa fonte dos Bombeiros Voluntários daquele concelho.

Assistentes operacionais das escolas de Gaia acusam a câmara de “falta de respeito”

O sindicato representante dos assistentes operacionais das escolas de Gaia acusou hoje a autarquia de “falta de respeito” para com aqueles trabalhadores e avisou que os protestos contra a “cedência pouco democrática” a instituições durante interrupções letivas vão continuar.

INEM com novo sistema de prioridades de socorro idêntico à triagem dos hospitais

O INEM começou hoje a aplicar um novo sistema de atendimento das chamadas recebidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), que prevê cinco níveis de prioridade, à semelhança da triagem usada nos hospitais.