O que irá acontecer aos murais do café Embaixador? PS Porto pede preservação do património

O que irá acontecer aos murais do café Embaixador? PS Porto pede preservação do património
| Norte
Porto Canal

Depois do encerramento do café Embaixador, um espaço histórico na baixa do Porto, o PS Porto está preocupado com a preservação do património cultural do espaço. O partido vai propor uma reunião extraordinária com a autarquia do Porto para discutir a preservação deste e de outros murais da cidade.

O PS Porto diz estar preocupado com a “previsível transformação” do espaço que acolhia o café Embaixador. Em comunicado, o partido refere que o mural do artista portuense Martins da Costa corresponde a “um distintivo património cultural que, sendo do café Embaixador, é na realidade de toda a cidade". Os socialistas vão, por isso, propor uma reunião extraordinária à Câmara Municipal do Porto, para que sejam discutidas soluções para este e outros murais.

Na proposta de reunião extraordinária, para o dia 16 de janeiro de 2023, o PS distrital propõe a preservação do local onde se encontra o mural de Martins da Costa e pede ainda a discussão de outros painéis como os situados no café Garça Real e no antigo café Rialto, que se encontra atualmente entaipado.

O café Embaixador, com já 65 anos de história, fechou portas no final de 2022. O espaço emblemático e histórico da cidade do Porto encerrou depois de uma ação de despejo por parte do senhorio.

+ notícias: Norte

Capturado em Trás-os-Montes mais um dos fugitivos da cadeia de Vale de Judeus

Foi detido mais um dos cinco fugitivos do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, informou a PJ em comunicado esta sexta-feira. Trata-se de Fernando Ribeiro Ferreira de 63 anos e estava em fuga desde 7 de setembro.

Fugitivo detido em Trás-os-Montes tinha armas e equipamentos para comunicar sem ser apanhado

Fernando Ribeiro Ferreira, um dos cinco fugitivos que escaparam do Estabelecimento Prisional de Vale de Judeus, foi capturado esta sexta-feira em Trás-os-Montes, depois de uma operação discreta da PJ e da GNR. O homem, de 61 anos, tentou fugir ao ser abordado pelas autoridades, mas foi apanhado sem conseguir resistir. Estava armado e com material para comunicar sem ser apanhado.

Localizado corpo de mulher desaparecida no incêndio que destruiu pensão no Porto

O corpo da mulher que estava desaparecida na sequência do incêndio que na quarta-feira deflagrou numa pensão do centro do Porto foi esta sexta-feira localizado entre os escombros, adiantou o comandante dos Sapadores do Porto.