FC Porto: Sérgio Conceição, 300 jogos a comandar a equipa dos "Dragões"

FC Porto: Sérgio Conceição, 300 jogos a comandar a equipa dos "Dragões"
| Desporto
Porto Canal

Ao 300.º jogo, Sérgio Conceição ultrapassou José Maria Pedroto como o treinador com mais vitórias no FC Porto (216).

Os dois jogos contra o Arouca no Estádio do Dragão elevaram Sérgio Conceição ao mais alto patamar de uma história prestes a completar 130 anos. Se goleada por 5-1, relativa à 14.ª jornada da Liga, fez com que o treinador Campeão Nacional, vencedor da Taça de Portugal e da Supertaça Cândido de Oliveira igualasse os 215 triunfos da “grande referência” na Invicta, a vitória gorda por 4-0 diante do mesmo adversário nos oitavos de final da prova rainha tornou o mister no mais vitorioso timoneiro de sempre ao comando dos Dragões.

Pequenos (grandes) pormenores: Sérgio Conceição fê-lo em menos 22 jogos do que José Maria Pedroto e estabeleceu um novo recorde ao mesmo tempo que alcançou a marca redonda dos 300 jogos. Com menos sete derrotas e 15 empates do que o ex-centrocampista, o antigo ala direito iniciou um percurso recheado de troféus quando estes escasseavam.

A completar a sexta época no banco portista, o técnico juntou três títulos nacionais ao “Tri” que havia festejado com a camisola azul e branca e abrilhantou o feito com outras tantas Supertaças e duas Taças de Portugal, somando por isso as mesmas oito conquistas de Artur Jorge - dono e senhor da melhor marca durante três décadas.

Fora de portas o percurso também é invejável: em meia dúzia de campanhas europeias, Sérgio Conceição superou toda a concorrência lusa à exceção de José Mourinho e isolou-se na perseguição ao Campeão Europeu de 2004 no ranking de treinadores com mais triunfos na Liga dos Campeões.

A Champions é a praia de quem por lá anda praticamente desde a edição inaugural. Recordista de pontos pelo FC Porto em 1996/97, o três vezes Melhor Treinador da Liga Portuguesa repetiu o feito de António Oliveira 22 anos depois ao terminar a fase de grupos só com triunfos e um empate.

Essa campanha internacional, tal como a de 2020/21, só terminou nos quartos de final às mãos do futuro Campeão Europeu. A atual, novamente sob o estatuto de cabeça de série, reserva-lhe um regresso a San Siro para relembrar memórias vividas como atleta e procurar afastar o bem conhecido Inter.

Antes do duplo confronto ante os de Milão ainda há uma Taça da Liga para ganhar, uma Taça de Portugal por que lutar e um Campeonato para resgatar.

+ notícias: Desporto

André Villas-Boas: “Queremos inverter rapidamente a tendência dos resultados”

O plantel do FC Porto seguiu viagem para a Bélgica decidido a “inverter rapidamente a tendência dos resultados”. Disposto a “assumir as responsabilidades pelo mau momento da equipa” e certo de que “existe qualidade e capacidade para dar muito mais”, André Villas-Boas lidera uma comitiva de 26 atletas que têm “trabalhado bem para restaurar as vitórias e a confiança no seu jogo e nas suas capacidades”.

FC Porto: Informações aos adeptos que vão a Bruxelas apoiar o FC Porto

O FC Porto vai jogar a Bruxelas frente ao Anderlecht, em mais uma jornada da Liga Europa. O encontro vai decorrer esta quinta-feira e está marcado para as 17h45 de Portugal Continental (mais uma hora na Bélgica).

Vítor Bruno: "É um desafio importante para nós e o nosso único pensamento é a vitória”

A 5.ª jornada da fase de liga da Liga Europa levou o FC Porto até Bruxelas, na Bélgica, onde os Dragões vão medir forças com o Anderlecht (quinta-feira, 17h45, Sport TV). Reconhecendo que os azuis e brancos estão “no fio da navalha” depois de quatro pontos somados nas primeiras quatro jornadas, Vítor Bruno quer que a equipa perceba “o que nunca foi feito aqui”, entrando “forte”, mas “humildes e respeitando o adversário”. “Temos de transformar em revolta aquilo que não temos feito ultimamente”, acrescentou, entre outras coisas, o treinador portista.