Cavaco Silva lembra "invulgar sentido de ética de serviço público" de Manuel Jacinto Nunes

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jun (Lusa) - O Presidente da República, Cavaco Silva, lembrou o "invulgar sentido ético de serviço público" de Manuel Jacinto Nunes, antigo vice-primeiro-ministro, ministro das Finanças e governador do Banco de Portugal, falecido hoje.

"Dotado de um invulgar sentido ético de serviço público, desempenhou altas funções no Estado, destacando-se sempre pela sua inteira dedicação a Portugal, designadamente enquanto vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças do IV Governo Constitucional, enquanto Governador do Banco de Portugal e como presidente da Caixa Geral de Depósitos", lê-se na mensagem de condolências.

A mensagem enviada por Cavaco Silva à família de Jacinto Nunes foi divulgada no sítio da internet da Presidência da República.

Manuel Jacinto Nunes morreu hoje, em Lisboa, aos 88 anos, vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte próxima da família.

"Nunca almejou cargos e honrarias, não ambicionou a fama ou protagonismo. Serviu Portugal com discrição e lucidez, com o olhar sereno de quem observa a realidade a partir de um ponto de vista mais elevado, porque mais sabedor e mais independente", afirmou Cavaco Silva.

O Chefe de Estado lembrou Jacinto Nunes como "académico de exceção, mestre de gerações" que se distinguiu "como um dos mais notáveis economistas portugueses do século XX, aliando a profundidade e o rigor do seu saber a uma admirável integridade de carácter".

"Possuidor de uma vasta cultura humanística, presidiu à Academia das Ciências de Lisboa e foi membro de diversas sociedades científicas, deixando em todos os que tiveram o privilégio de o conhecer a marca e a recordação do valor da civilidade e da afabilidade nas relações humanas. A sua memória deve constituir um exemplo para todos os Portugueses", declarou.

ACL (EO) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Primeiro mês do Passe Ferroviário Verde com 30 mil títulos vendidos

O Passe Ferroviário Verde entrou em vigor há um mês, tendo sido vendidos 30 mil títulos, informou o Ministério das Infraestruturas, sublinhando a dedicação dos trabalhadores da CP e a preparação da transportadora para os desafios da alta velocidade.

Trabalhadores da Saúde marcam nova greve em dezembro

Os trabalhadores da saúde vão fazer uma greve em 06 de dezembro pela abertura dos processos negociais, contratação de mais trabalhadores e valorização profissional, segundo a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".