Pedro Passos Coelho diz que "o país perdeu um cidadão único, marcante para várias gerações"

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 14 jul (Lusa) - O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, lamentou hoje a morte do economista e antigo ministro das Finanças Manuel Jacinto Nunes afirmando que "o país perdeu um cidadão único, marcante para várias gerações de portugueses".

"Manuel Jacinto Nunes soube, com o rigor e com a vasta formação técnica e humanística que todos lhe reconheceram, dar um contributo determinante para a consolidação das estruturas do Portugal democrático em que hoje vivemos, desde o 25 de Abril de 1974 até aos anos mais recentes", lê-se numa nota de Pedro Passos Coelho enviada à agência Lusa.

"O país perdeu assim um cidadão único, marcante para várias gerações de Portugueses, e todos devemos prestar à sua memória, nesta hora de recolhimento, uma sincera homenagem", afirma o chefe do executivo PSD/CDS-PP.

O primeiro-ministro refere que Manuel Jacinto Nunes ocupou cargos como os de governador do Banco de Portugal, presidente da Caixa Geral de Depósitos e presidente da Academia das Ciências de Lisboa.

"Deixa-nos um exemplar percurso de vida, entregando-se sempre com um elevado sentido do serviço público e um lúcido conhecimento da realidade nacional à sua prestigiada carreira académica, às altas funções governativas que desempenhou em diversas ocasiões", considera.

A nota enviada à agência Lusa refere que Pedro Passos Coelho apresentou em nome do Governo e a título pessoal condolências à família de Manuel Jacinto Nunes, que morreu hoje, em Lisboa, aos 88 anos.

IEL // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Quatro em cada cinco encarregados de educação insatisfeitos com manuais digitais

Mais de quatro em cada cinco encarregados de educação que responderam a um inquérito sobre o projeto-piloto do Ministério da Educação para introduzir manuais digitais nas escolas estão insatisfeitos e defendem o fim do programa.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.