Congressistas norte-americanos exigem expulsão de Bolsonaro dos EUA

Congressistas norte-americanos exigem expulsão de Bolsonaro dos EUA
| Mundo
Porto Canal

Os congressistas norte-americanos Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro, membros do Partido Democrata, de Joe Biden, recorreram às redes sociais para exigir que Jair Bolsonaro deixe os Estados Unidos, na sequência dos ataques à democracia, em Brasília, levados a cabo por apoiantes do ex-Presidente brasileiro. 

De recordar que Bolsonaro saiu do Brasil no passado dia 30 de Dezembro, antes do fim do seu mandato, decidindo não passar a faixa [presidencial] para Lula da Silva e instalou-se na região de Orlando, na Florida. 

Agora, no rescaldo da invasão ao Congresso, ao Supremo Tribunal Federal e ao Palácio do Planalto do Brasil, a congressista Alexandria Ocasio-Cortez realçou, no Twitter, que os EUA deveriam parar de “oferecer refúgio a Bolsonaro”. 

“Cerca de dois anos depois de o Capitólio dos EUA ter sido atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no estrangeiros a tentarem fazer o mesmo no Brasil”, afirmou.

Também o congressista democrata Joaquin Castro, do Texas, se juntou às vozes da revolta, oferecendo apoio ao Governo brasileiro e dizendo que “Bolsonaro não deve receber refúgio na Florida, onde se esconde da responsabilidade pelos seus crimes”.

“Terroristas (…) e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia”, concluiu Castro.

Os congressistas norte-americanos foram apenas dois entre muitos políticos que compararam as invasões deste domingo em Brasília, no Brasil, com a invasão do Capitólio, nos Estados Unidos, há dois anos.

Milhares de manifestantes apoiantes de Bolsonaro invadiram, este domingo, o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), em protesto contra a eleição do chefe de Estado, Lula da Silva.

Os efetivos de segurança do STF e as tropas de choque conseguiram recuperar o controlo da sede do tribunal. Centenas de pessoas foram detidas na sequência dos violentos desacatos.

No rescaldo dos incidentes, Lula da Silva garantiu que os invasores serão "encontrados e punidos”. 

 

 

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.