Lula da Silva decreta “intervenção federal com o objetivo de por termo ao grave comprometimento da ordem pública”

| Mundo
Porto Canal

O presidente brasileiro, fala em momento que “não tem precedente na história” do Brasil. Apelidou os manifestantes de “verdadeiros vândalos, destruindo o que encontravam pela frente”.

A intervenção federal tem validade até dia 31 de janeiro e tem “o objetivo de por termo ao grave comprometimento da ordem pública”, disse Lula enquanto lia o decreto.

O presidente do Brasil anunciou ainda que “fica nomeado para o cargo de interventor Ricardo Garcia Cappelli, que é o secretário-executivo do Ministério da Justiça”.

 

Após a invasão das sedes dos três poderes governamentais, nomeadamente o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), sede do legislativo, executivo e do judiciário, Lula da Silva afirmou que “todas as pessoas que fizeram isso serão encontradas e serão punidas”.

O presidente brasileiro, ao qual os manifestantes não reconhecem legitimidade, frisou que é necessário o respeito pelas instituições democráticas. “Eles vão perceber que a democracia garante o direito de liberdade, garante o direito de livre comunicação, de livre expressão, mas ela também exige que as pessoas também respeitem as instituições que foram criadas para fortalecer a democracia”.

Lula revelou que além dos manifestantes que estavam em Brasília será aberta uma investigação para analisar “quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei esse gesto de irresponsabilidade, esse gesto antidemocrático e esse gesto de vândalos e de fascistas”.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.