Angelina Jolie vai visitar instalações para requerentes de asilo em Nauru

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 14 jul (Lusa) -- A atriz norte-americana Angelina Jolie e enviada especial da ONU para os refugiados aceitou um convite para visitar a ilha de Nauru para onde a Austrália envia requentes de asilo enquanto os seus processos são analisados, informou o governo.

A data da viagem não foi oficialmente divulgada.

Angelina Jolie, que também é embaixadora de boa vontade das Nações Unidas, foi convidada pelo Presidente daquela ilha do Pacífico, Baron Waqa, quando ambos se encontraram numa cimeira global para acabar com a violência sexual contra mulheres em conflitos realizada em Londres.

"O Governo de Nauru confirma que Angelina Jolie aceitou o convite do Presidente Baron Waqa para visitar a nossa nação", disse o porta-voz do Executivo à AFP, indicando que será uma "uma excelente oportunidade para mostrar as instalações para os refugiados" naquele país.

Imigrantes clandestinos que querem pedir asilo na Austrália são enviados para campos em ilhas do Pacífico enquanto aguardam a análise dos seus processos, uma situação que pode demorar vários meses.

Várias organizações internacionais têm denunciado as condições precárias no centro australiano para os imigrantes em Nauru, e noutro instalado na Papua Nova Guiné.

Muitos dos imigrantes fugiram dos conflitos no Afeganistão, Darfur, Paquistão, Somália e Síria, e outros escaparam à discriminação e deportação da Birmânia, Bidun, e da região do Golfo.

FV (PAL) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.