Aviso laranja para o Porto no primeiro dia do ano. Linha do Douro suspensa devido ao mau tempo

Aviso laranja para o Porto no primeiro dia do ano. Linha do Douro suspensa devido ao mau tempo
| País
Porto Canal / Agências

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar, na manhã de domingo, sob aviso laranja devido à previsão de “chuva persistente e por vezes forte”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de três) por precipitação forte aplica-se a estes três distritos do norte de Portugal continental no primeiro dia do ano de 2023, no domingo, entre meia-noite e as 12h00, de acordo com o IPMA.

A partir das 21h00 desta sexta-feira e até às 09h00 de sábado, os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido à previsão de “vento forte, com rajadas até 80 km/h [quilómetros por hora]”, assim como Aveiro, onde este aviso se inicia à mesma hora e se prolonga até às 12h00 de sábado.

Dos 18 distritos de Portugal continental, 11 do norte e centro estão sob aviso amarelo devido à precipitação a partir de sábado e até domingo, ainda que com diferentes horários relativamente ao alerta.

Linha do Douro suspensa

A circulação de comboios na Linha do Douro está suspensa entre o Pinhão e a Régua devido à queda de pedras para a via, disse à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

De acordo com a IP, a circulação está interrompida para intervenção da equipa de manutenção.

A queda de pedras ocorreu entre os quilómetros 115,500 e 115,800 da via.

Oito distritos do Norte e Centro de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da chuva e, nalguns casos, devido ao vento e à agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".