Inundações de casas e corte de estradas em Paços de Ferreira

Inundações de casas e corte de estradas em Paços de Ferreira
Facebook Câmara de Paços de Ferreira
| Norte
Porto Canal / Agências

A chuva forte e persistente resultou em inundações em habitações e levou ao corte de estradas no concelho de Paços de Ferreira, no distrito do Porto, revelou esta quinta-feira a autarquia.

Numa atualização às 22h00 de um alerta emitido pela proteção civil municipal, a Câmara de Paços de Ferreira revelou que "a situação mais difícil aconteceu em Meixomil, na rua da Levadinha, com inundações em algumas habitações".

"A Proteção Civil esteve no local e juntamente com funcionários da câmara, foi possível minimizar os danos e permitir uma noite mais tranquila a todos os moradores", destacou a autarquia na nota divulgada na sua página na rede social Facebook.

No concelho estão cortadas ao trânsito a rua da Travessa do Rio, da Levadinha e Av. Martins da Costa, em Meixomil, a rua Dr. Luís Pinheiro, em Raimonda, a rua do Viso e de Cachapadre, em Freamunde e a rua da Agra, em Eiriz.

Encontram-se com trânsito condicionado, "requerendo por isso especiais cuidados e atenção", a Av. das Águas Altas, em Meixomil, e a rua de Moinhos e da Fonte, em Ferreira.

No alerta à população, a Câmara de Paços de Ferreira alertou ainda que a chuva deverá ainda continuar ao longo das próximas horas, recomendando "cuidados especiais".

"No final do dia de amanhã [sexta-feira] e até à tarde de sábado deverá haver um desagravamento das condições meteorológicas. No entanto, a passagem de ano deverá ser marcada por muita chuva e vento, podendo ser emitidos novos avisos", destacou ainda.

Porto Canal

Entre as 16h00 e as 21h30 de hoje, Portugal Continental registou 137 ocorrências, com o distrito de Braga, com 51, e do Porto, com 48, a serem os mais afetados, explicou José Costa, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Durante aquele período estiveram envolvidos 367 operacionais, apoiados por 160 veículos, adiantou ainda.

O pico de ocorrências ocorreu entre as 18h00 e 19h00 e, pelas 21h30, o quadro de meteorologia adversa estava a diminuir, referiu José Costa.

Entre as principais ocorrências, registaram-se inundações, quedas de árvore e limpezas de via devido à chuva forte e persistente.

"Não há indicação de feridos até ao momento", acrescentou José Costa.

+ notícias: Norte

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

EN105 esteve cortada ao trânsito em Santo Tirso devido a aparatoso acidente

Um aparatoso acidente, na madrugada desta quarta-feira, entre dois veículos ligeiros obrigou ao corte da Estrada Nacional 105, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto.

Época balnear arranca em junho no Grande Porto. Saiba quando é mais seguro ir à praia

A época balnear deste ano terá mais seis praias balneares vigiadas, num total de 595, numa abertura progressiva que começa no feriado do 1.º de maio no concelho de Cascais e em alguns locais da Madeira, foi anunciado, esta quarta-feira.