Aviso laranja para o Porto no primeiro dia do ano. Linha do Douro suspensa devido ao mau tempo

Aviso laranja para o Porto no primeiro dia do ano. Linha do Douro suspensa devido ao mau tempo
| País
Porto Canal / Agências

Os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga vão estar, na manhã de domingo, sob aviso laranja devido à previsão de “chuva persistente e por vezes forte”, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O aviso laranja (o segundo mais grave de uma escala de três) por precipitação forte aplica-se a estes três distritos do norte de Portugal continental no primeiro dia do ano de 2023, no domingo, entre meia-noite e as 12h00, de acordo com o IPMA.

A partir das 21h00 desta sexta-feira e até às 09h00 de sábado, os distritos do Porto, Viana do Castelo e Braga estão sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) devido à previsão de “vento forte, com rajadas até 80 km/h [quilómetros por hora]”, assim como Aveiro, onde este aviso se inicia à mesma hora e se prolonga até às 12h00 de sábado.

Dos 18 distritos de Portugal continental, 11 do norte e centro estão sob aviso amarelo devido à precipitação a partir de sábado e até domingo, ainda que com diferentes horários relativamente ao alerta.

Linha do Douro suspensa

A circulação de comboios na Linha do Douro está suspensa entre o Pinhão e a Régua devido à queda de pedras para a via, disse à Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

De acordo com a IP, a circulação está interrompida para intervenção da equipa de manutenção.

A queda de pedras ocorreu entre os quilómetros 115,500 e 115,800 da via.

Oito distritos do Norte e Centro de Portugal continental estão sob aviso amarelo por causa da chuva e, nalguns casos, devido ao vento e à agitação marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo o IPMA, estão sob aviso amarelo (o terceiro na escala) os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).