STCP cria duas linhas especiais para chegar ao Queimódromo na passagem de ano

STCP cria duas linhas especiais para chegar ao Queimódromo na passagem de ano
| Porto
Porto Canal/Agências

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) anunciou hoje que vai criar duas linhas especiais de ligação ao Queimódromo na passagem de ano, um dos locais onde decorrerão, este ano, as celebrações da passagem de ano no Porto.

De acordo com um comunicado hoje divulgado pela transportadora, serão criadas "duas linhas especiais STCP, de ligação rápida de e para o 'Queimódromo' (Estrada Exterior da Circunvalação, próximo da rotunda da Anémona)", a 205 Especial Passagem de Ano e 502 Especial Passagem de Ano.

No caso da 205, "para além da oferta normal contará com reforço entre a Areosa, via hospital S. João, e a Rotunda da Anémona, garantindo uma oferta de 15 em 15 minutos entre as 21h30 e as 04h30 do dia 01 de janeiro de 2023".

Já a 502 "manterá a oferta normal com algumas diferenças", nomeadamente "partidas e chegadas nos Aliados, junto à CM [Câmara Municipal do] Porto (sentido descendente), em alternativa ao término no Bolhão", em que "o percurso até ao Queimódromo seguirá após a partida dos Aliados pelo túnel de Ceuta, Rua Júlio Dinis, Rotunda da Boavista, Avenida da Boavista, Rotunda da Anémona".

A frequência da linha 502 Especial Passagem de Ano "considera 10 minutos entre as 09h30 e as 04h30 do dia seguinte".

"Para além do serviço habitual disponibilizado em 49 linhas STCP, durante a noite e madrugada, os passageiros podem contar com um reforço na oferta entre as 21h00 e as 05h30, tendo em atenção a deslocação de um avultado número de pessoas para a Baixa da cidade e para o Queimódromo", pode ler-se no comunicado de hoje da empresa liderada por Cristina Pimentel.

Assim, no serviço noturno "serão reforçadas as linhas 200, 500, 600, 602, 700, 701 (esta apenas até Ermesinde), 702, 800, 801 e 907", e na madrugada haverá "o reforço de frequências na generalidade para 30 em 30 minutos das linhas 1M, 3M, 7M, 8M, 11M e 12M".

"As linhas 4M e 5M verificarão ainda reforço adicional, oferecendo frequências de 20 em 20 minutos", refere a STCP no comunicado de hoje.

Já no dia 31 de dezembro, "no serviço diurno, a operação de autocarros assume o horário habitual de sábado".

A STCP sugere ainda a "compra antecipada de um título Andante, de modo que o embarque dos passageiros seja rápido e simples".

A Metro do Porto anunciou, na terça-feira, que estará em operação durante toda a noite de passagem de ano, com exceção da linha do aeroporto (Violeta, E), garantindo frequências de dez e quinze minutos para servir o Queimódromo.

+ notícias: Porto

Falta de equipa técnica atrasa arranque da unidade móvel de consumo de drogas no Porto

A abertura da unidade móvel de consumo vigiado de drogas no Porto enfrenta um impasse devido à falta de uma equipa técnica. A data para o início das operações ainda não foi definida uma vez que o anterior Governo não publicou a devida portaria que permitiria a contratação de uma equipa.

Requalificação e aumento da Escola Básica da Ponte em Lordelo do Ouro por 1,45 milhões de euros

Já foi lançado o concurso público para a requalificação completa da escola básica da Ponte, localizada na freguesia de Lordelo do Ouro. A intervenção tem como objetivo não só melhorar os espaços existentes, dentro e fora do edifício, mas também expandi-lo, avança a autarquia.

Moreira condena ataque a imigrantes como "crime de ódio inaceitável" e pede extinção do "novo SEF"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, pronunciou-se, durante a reunião de executivo desta segunda-feira, contra o ataque a três imigrantes na freguesia do Bonfim, classificando-o como um "crime de ódio" que não pode ser tolerado sob qualquer justificativa. O autarca criticou a inoperância da AIMA e que o organismo "desperdiça dinheiros públicos", apelando à sua extinção e transferência das competência para os municípios.