Adeus Aliados. Porto celebra Ano Novo no Queimódromo

Adeus Aliados. Porto celebra Ano Novo no Queimódromo
| Porto
Porto Canal

Devido às obras em execução na baixa da cidade, a festa de Passagem de Ano no Porto já não vai ser na Avenida dos Aliados, deslocando-se, este ano, para o Queimódromo, um espaço habituado a receber eventos de grande dimensão, como é o caso do festival Primavera Sound ou da Queima das Fitas. 

A cidade do Porto vai dar as boas-vindas a 2023 no Queimódromo, com concertos de Fernando Daniel, Diogo Piçarra e Moullinex, numa noite que inclui ainda um espetáculo audiovisual do atelier OCUBO e o tradicional fogo de artifício no centro da cidade.

As portas abrem às 20h00 e às 22h30 começa o primeiro concerto da noite, com Fernando Daniel, artista que ganhou notoriedade ao vencer o programa televisivo “The Voice Portugal”. Em 2018 lançou o seu primeiro disco, “Salto”, apresentado numa digressão com mais de 150 concertos. Seguiu-se o disco “Presente”, editado este ano, e muitas salas esgotadas. No final da primeira atuação da noite, chega a tão esperada contagem decrescente para 2023.

Desta vez será integrada no espetáculo audiovisual imersivo “Luminous”, criado pelo OCUBO, estúdio especializado em criações de grande escala que misturam iluminação e tecnologia. No Queimódromo, apresenta uma instalação generativa que reage ao som e inclui pirotecnia fria, uma impactante sincronização de luz, laser e música para ver a partir das 23h55.

Em simultâneo, a chegada do 2023 vai ser assinalada também no Centro Histórico do Porto, como manda a tradição. À meia-noite em ponto será lançado fogo de artifício, a partir da Praça da República, enchendo de cor e brilho os céus da cidade neste acolhimento ao novo ano.

De volta ao Queimódromo, por volta das 00h10, tem início a atuação de Diogo Piçarra. Também descoberto num programa de talentos (neste caso a quinta edição do “Ídolos”, da SIC), estreou-se nos discos em 2015, com “Espelho”. Seguiu-se o álbum “do=s”, em 2017 e dois anos depois “South Side Boy”. Já em 2021, Piçarra lançou “Vem Dançar Comigo”, canção que deu o mote a uma digressão que tem enchido salas em todo o país.

A noite segue com um nome grande da eletrónica portuguesa: Moullinex, alter ego de Luís Clara Gomes, que há mais de uma década agita pistas pelo nosso país e o estrangeiro. A Câmara do Porto tem preparado um Plano de Mobilidade e Segurança, que será apresentado em breve, para a última noite do ano. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Trabalhador da Câmara de Gondomar está desaparecido desde quinta-feira

Um homem de 40 anos, André Pinto, encontra-se desaparecido desde esta quinta-feira no Porto.

Edifício onde mataram Gisberta volta a ganhar forma na segunda metade do ano

O edifício onde mataram Gisberta Salce Júnior, em 2006, desapareceu. A estrutura de betão foi demolida e o empreendimento passa agora para uma nova fase. As obras de estrutura devem arrancar no 2º semestre do ano, depois de ter sido emitida a licença para as alterações do projeto, explica o CEO da empresa que detém a obra ao Porto Canal.

Prémio do Milhão (de euros) a caminho do Porto

O prémio do M1lhão, sorteado esta sexta-feira, saiu a uma aposta registada no distrito do Porto, informou o Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.