Tripulantes de cabine chumbam proposta da TAP em Assembleia Geral

Tripulantes de cabine chumbam proposta da TAP em Assembleia Geral
| País
Porto Canal

Ricardo Penarroias, presidente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), anunciou que “foi decidido um não redondo por parte dos tripulantes de cabine à proposta que foi apresentada pela empresa”.

O presidente do sindicato disse, em declarações aos jornalistas no final da assembleia, que houve “quase de unanimidade de votos, mais de 700 votos contra a proposta” da TAP que motivou a assembleia-geral de emergência.

O SNPVAC reuniu-se de emergência para discutir uma proposta da TAP, no âmbito das negociações para fazer face às reivindicações destes profissionais.

Penarroias falou ainda que o resultado da votação mostra que os trabalhadores continuam descontentes com as soluções apresentadas pela TAP até ao momento. “É demonstrativo que os tripulantes de cabine estão convictos das suas reivindicações, convictos das suas decisões e que a empresa terá que mostrar muito mais vontade de garantir a paz social do que mostrou até agora com a proposta que apresentou”.

Até dia 31 de janeiro de 2023 o sindicato tem ainda cinco dias de greve, mas no final da reunião não foram reveladas datas de pré-aviso.

Quanto ao pedido de demissão feito pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) dos presidentes do Conselho de Administração da TAP, Manuel Beja, e da Comissão Executiva, Christine Ourmières-Widener, devido à polémica indemnização que já provocou demissões no Governo, Penarroias não alinhou pelo mesmo diapasão.
“As condições são cada vez mais diminutas para esta administração”, disse o presidente do sindicato em relação à administração, mas distanciou-se da posição tomada pelos pilotos de aviação civil.

 

+ notícias: País

Semana volta a arrancar com descida no preço dos combustíveis. Confira onde custam menos no Porto

A partir de segunda-feira, os automobilistas contam com boas notícias nas visitas aos postos de combustível, uma vez que o preço dos combustíveis vai voltar a descer.

“Pode não ter caído nada inteiro de tamanho razoável”, diz Astrofísico de meteoro "raro"

O meteoro visto na noite de sábado em todo o país é um fenómeno normal em Portugal, apesar de raro desta dimensão, e habitualmente essas rochas vaporizam-se na atmosfera e “pode não ter caído nada inteiro de tamanho razoável”.

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?