TAP está a investigar problema no reactor de avião que provocou queda de peças

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jul (Lusa) -- A TAP já está a investigar as causas do incidente que ocorreu hoje de manhã, em que um avião da companhia teve um problema num dos reatores, provocando a queda de peças na zona de Camarate, Loures.

Em comunicado, a companhia aérea diz que já estão a decorrer investigações " por parte do fabricante, acompanhadas pela manutenção e oficina da TAP, com o objetivo de determinar as causas da ocorrência".

Segundo a TAP, o incidente envolveu o voo TP 085, que descolou pelas 10:10 de hoje com destino a São Paulo, no Brasil, e foi obrigado a regressar ao aeroporto de Lisboa "pouco tempo após a descolagem, em virtude de ter ocorrido uma falha numa turbina de um dos reatores do avião".

"O reator em causa faz parte de um conjunto cuja manutenção está a cargo do fabricante, a General Electric, não tendo até ao momento da descolagem de hoje sido detetado qualquer sinal que justificasse uma intervenção para além das inspeções de rotina", assegura a TAP.

A companhia aérea adianta que o problema na turbina "provocou um ruído fora do normal", mas esclarece que não houve "qualquer explosão" e que a segurança da operação não esteve em risco.

"Quanto ao problema ocorrido com a turbina, e embora a falha do motor tenha sido contida, não provocando quaisquer danos no avião, verificou-se a projeção de alguns detritos pela tubeira de escape. Quaisquer danos daí resultantes serão assumidos pela TAP", garante a companhia aérea.

A empresa diz ainda que os 268 passageiros que seguiam no airbus 330 vão seguir viagem noutro avião da companhia, previsivelmente com partida para hoje às 17:15.

SV // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.