Cerca de 90 mil famílias do Minho vão receber apoio do Governo antes do Natal

Cerca de 90 mil famílias do Minho vão receber apoio do Governo antes do Natal
| Economia
Porto Canal

Pelo menos 89.849 famílias que residem nos distritos de Braga e Viana do Castelo vão receber esta semana o apoio extraordinário de 240 euros. Este total corresponde ao número de agregados que beneficiam da tarifa social da energia e ainda os que recebem prestações sociais.

Dessa forma, e tal como refere o jornal ‘O Minho’, cada um destes agregados receberá já na próxima sexta-feira, dia 23 de dezembro, o apoio através de uma transferência direta da Segurança Social para quem tem o IBAN atualizado ou através de postal.

Face à subida da inflação e do aumento do custo de vida o Governo decidiu atribuir este apoio às famílias mais vulneráveis.

Segundo a Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), no distrito de Braga, os concelhos com famílias mais beneficiárias são Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos. De seguida estão Fafe, Vila Verde, Esposende, Celorico de Basto, Póvoa de Lanhoso, Amares, Cabeceiras de Basto, Vizela, Vieira do Minho e Terras de Bouro.

A prestação será paga a todas as famílias que já são abrangidas pela tarifa especial de eletricidade ou que recebem prestações mínimas, nomeadamente o complemento solidário para idosos, o rendimento social de inserção, a pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez, o complemento da prestação social para a inclusão, a pensão social de velhice e o subsídio social de desemprego.

A medida em causa vai custar ao Estado 240 milhões de euros e, segundo o primeiro-ministro, pretende mitigar os efeitos da inflação.

 

+ notícias: Economia

Atualização da Euribor traz mínimos desde outubro

A taxa Euribor desceu esta segunda-feira a três e a seis meses para mínimos desde outubro do ano passado e subiu a 12 meses face a sexta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.