Consumo de gás natural em Portugal diminuiu 5,7% em novembro

Consumo de gás natural em Portugal diminuiu 5,7% em novembro
| Economia
Porto Canal/Agências

O consumo de gás natural em Portugal reduziu-se em 5,7% em novembro, para 5.304 gigawatts hora (GWh), face a igual mês do ano anterior, revelou hoje a Adene - Agência para a Energia.

O mercado elétrico, que corresponde ao gás natural consumido nas centrais de ciclo combinado para a produção de eletricidade, foi responsável por 46,6% do consumo, sendo os restantes 53,4% destinados ao mercado convencional, explica a Adene em comunicado.

Além disso, refere que a maioria das importações portuguesas proveio dos Estados Unidos, com uma quota de 62%, seguindo-se a Nigéria (18,5%), Trinidade e Tobago com (11%) e o gás importado através das interligações com Espanha (8,5%).

Em novembro, a Adene destaca uma mudança “muito significativa no mix de importação” de gás natural.

Nesse sentido, acrescenta que quase dois terços do gás foram adquiridos aos Estados Unidos e dá nota do retorno à baixa percentagem do gás importado através das interligações a Espanha (gasodutos).

+ notícias: Economia

Primeiro prémio do Euromilhões saiu a um apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões desta sexta-feira saiu a um apostador no estrangeiro, que venceu o ‘jackpot’ superior a 162 milhões de euros.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.