Sabe porque é feriado no dia 8 de dezembro?

Sabe porque é feriado no dia 8 de dezembro?
Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
| País
Mafalda Miranda

O feriado do dia 8 dezembro assinala o dia da Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição concebida sem mácula, ou seja, sem marca do pecado original, o que recebeu o título de dogma da religião católica no dia 8 de dezembro de 1854. Assim sendo, esta é uma data de grande significado para a Igreja Católica.

Muito antes de ser considerado um dogma, a celebração da data universal já havia sido decretada em 1476 pelo Papa Sisto IV. A 25 de março de 1646, o rei D. João IV organizou uma cerimónia solene, em Vila Viçosa, para agradecer a Nossa Senhora a Restauração da Independência de Portugal a Espanha, data que se assinalou na passada sexta-feira, a 1 de dezembro.

De seguida, foi até à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e declarou-a padroeira e rainha de Portugal. Desde essa altura que mais nenhum rei português usou a coroa na cabeça, pois era um privilégio que estava disponível apenas para a Imaculada Conceição.

Ao longo de muitos séculos, o Dia da Mãe era comemorado no dia 8 de dezembro. No entanto, a data de comemoração foi alterada e, atualmente, é celebrada no mês de maio por ser considerado o mês de Nossa Senhora.

+ notícias: País

Equipas de sapadores florestais vão ter apoio anual de mais de 10 mil euros

Os sapadores florestais vão ter mais apoio, passando de 45 mil euros anuais por equipa para 55 mil euros, nomeadamente devido à inflação, anunciou o Governo esta quinta-feira.

Governo aprova alterações às condições de conclusão do ensino secundário

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira as alterações às condições de conclusão do ensino secundário, que já tinham sido anunciadas e que irão entrar em vigor de forma progressiva a partir do próximo ano letivo.

Reforma das CCDR entra em vigor esta quinta-feira. Comissões vão poder receber mais competências

As Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) passam a ser institutos públicos especiais, numa alteração orgânica que entra em vigor esta quinta-feira e que pretende agilizar a transferência de atribuições e serviços periféricos da Administração central para estes organismos.