INEM garante que acordo com bombeiros vai melhorar socorro no interior do país

INEM garante que acordo com bombeiros vai melhorar socorro no interior do país
| País
Porto Canal/ Agências

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) garantiu que o recente acordo assinado com a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) vai permitir melhorar e alargar a rede de socorro, em especial no interior do país.

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) alertou esta sexta-feira que os meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) alocados aos bombeiros são “manifestamente insuficientes” no distrito de Bragança.

“São manifestamente insuficientes. À medida que nos afastamos das grandes cidades, principalmente nas zonas do interior - e o distrito de Bragança é um dos mais fustigados - aquilo que o INEM investe e suporta é uma ambulância por cada concelho, o que é pouco”, disse o presidente do órgão sindical, Rui Lázaro, em entrevista à agência Lusa.

Contactado pela agência Lusa, em resposta o INEM assegurou que o acordo celebrado a 28 de fevereiro com a LBP “vai atualizar de forma muito significativa os subsídios a atribuir pelo INEM aos Corpos de Bombeiros, de forma a garantir a sustentabilidade do serviço”.

O subsídio pago pelo INEM às corporações de bombeiros será aumentado em 2.000 euros por mês, passando de 6.690 euros para 8.690.

“Ao mesmo tempo, este acordo vai promover uma maior e melhor cobertura nacional da rede de emergência médica, com especial foco nas regiões do interior do país, aumentando-se em número e em disponibilidade os meios a acionar pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM”, assegurou o INEM numa nota escrita.

Em Bragança, são 12 concelhos e existem 15 corpos de bombeiros. Três deles – Torre de Dona Chama (Mirandela), Sendim (Miranda do Douro) e Izeda (Bragança) - são postos de reserva em vez dos chamados Postos de Emergência Médica (PEM), protocolados com o INEM.

Nos casos dos postos de reserva, o serviço é na mesma adjudicado pelo INEM, mas a ambulância e tripulação a utilizar em caso de ativação são da responsabilidade dos bombeiros.

Quanto à identificação dos novos PEM a abrir, “vai resultar de um estudo conjunto realizado pelo INEM e LBP, tal como previsto no acordo”.

O INEM disse ainda que, em conjunto com a LBP, vão monitorizar “de forma permanente a eficácia e a qualidade do socorro pré-hospitalar” ao abrigo deste novo protocolo, prometendo atuar “sempre que necessário para melhor adequar o sistema às necessidades dos cidadãos”.

Neste momento, o INEM tem 448 PEM em todo o país, que são operados por elementos dos bombeiros e da Cruz Vermelha Portuguesa, estabelecidos através de protocolos de colaboração.

Dos 448 PEM, “426 operam fora dos concelhos de Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Aveiro e Faro”, segundo os dados fornecidos pelo INEM.

No distrito de Bragança, existem 13 PEM, 2 no concelho de Bragança e um por cada um dos restantes concelhos do distrito.

“Para além dos PEM, e dos meios próprios do INEM, existem ainda 102 Ambulâncias Reserva do INEM em todo o país, trÊs das quais no distrito de Bragança”, informou ainda o INEM.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.