Lisboa alagada e em alerta vermelho devido a chuvas intensas

Lisboa alagada e em alerta vermelho devido a chuvas intensas
| País
Porto Canal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu alerta vermelho para o distrito de Lisboa devido à forte precipitação. Também Santarém e Faro estão no nível máximo de alerta.

Em comunicado, o IPMA refere que a precipitação se deve manter “sob a forma de aguaceiros fortes no dia 8, que diminuirão de intensidade e frequência a partir da tarde de dia 9. Os valores acumulados de precipitação total nos dias 7, 8 e 9 serão significativos e poderão atingir localmente entre 60 e 120 mm, em especial na região Sul.”

 

O comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, pediu aos lisboetas para não saírem de casa devido à formação de lençóis de água na estrada por causa das fortes chuvadas que se fazem sentir na cidade.

"Há muitos lençóis de água, os carros ficam presos na água e nós não conseguimos socorrer toda a gente", disse à Lusa.

"Choveu bastante, estamos com algumas vias de comunicação inundadas, mas não consigo dar um ponto situação muito preciso. Por toda a cidade há um pouco de água nas vias", acrescentou.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa também recomendou as pessoas a ficarem em casa.

Há várias zonas de Lisboa que estão alagadas.

 

 

 

 

 

O alerta vermelho de precipitação em Lisboa deve manter-se até às 2 horas de quinta-feira, mudando para laranja até às 6 horas e deve ficar a nível amarelo durante o feriado.

No distrito do Porto está previsto nível amarelo para esta quinta-feira.

+ notícias: País

Fisco avisa contribuintes para emails falsos sobre pagamento de reembolsos

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para o envio de ‘emails’ fraudulentos sobre pagamento de reembolsos ou de que a declaração entregue foi considerada inválida, avisando os contribuintes para as apagarem e não acederem aos ‘links’ fornecidos.

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extra nas urgências 

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

151 milhões de euros em jogo: eis a chave do Euromilhões

Já são conhecidos os números e estrelas do sorteio de Euromilhões desta sexta-feira. Para o sorteio 033/2024 estão em jogo 151 milhões de euros, depois de não terem existido totalistas no sorteio de 23 de abril.