Limite ao preço do petróleo russo entra hoje em vigor

Limite ao preço do petróleo russo entra hoje em vigor
| Mundo
Joana Almeida Carvalho

Os Vinte Sete, G7 e Austrália concordaram em estabelecer o preço máximo por barril nos 57 euros.

A aplicação deste valor acordado pela União Europeia entra esta segunda-feira em vigor, no caso do petróleo bruto, e a 5 de fevereiro de 2023, no caso dos produtos refinados.

Este acordo tem como objetivo reduzir as receitas da Rússia, assim como limitar a capacidade de financiamento da guerra. A medida já foi contestada por Moscovo com o embaixador da Rússia junto das instituições internacionais a informar que o país vai mesmo deixar de fornecer petróleo à Europa este ano. O país diz mesmo que não tem qualquer dificuldade em encontrar novos parceiros comerciais.

De acordo com o jornal Financial Times, Moscovo já preparou uma frota de petroleiros comprados à Venezuela e ao Irão, de forma a conseguir vender os próprios produtos a outros países que não apliquem estas sanções.

Já a Ucrânia defende que a introdução deste valor de 60 dólares (57 euros) por barril de petróleo “vai destruir” a economia russa.

+ notícias: Mundo

Morreu Paco Rabanne 

O estilista de nome Francisco Rabaneda y Cuervo, mais conhecido como Paco Rabanne, morreu no passado domingo aos 88 anos. Anunciada apenas esta sexta-feira, a sua morte foi confirmada pelo autarca de Vannes, David Robo.

Reveladas imagens do telemóvel da Coca-Cola em parceria com a Realme

Esta sexta-feira foram reveladas imagens do telemóvel que está a ser desenvolvido pela empresa chinesa Realme.

Lula diz ter a certeza que Bolsonaro "participou ativamente" nos ataques em Brasília

O Presidente brasileiro, Lula da Silva, disse esta quinta-feira ter a certeza que o ex-chefe de Estado Jair Bolsonaro "participou ativamente" nos ataques às sedes dos três poderes em Brasília no dia 8 de janeiro.