Limite ao preço do petróleo russo entra hoje em vigor

Limite ao preço do petróleo russo entra hoje em vigor
| Mundo
Joana Almeida Carvalho

Os Vinte Sete, G7 e Austrália concordaram em estabelecer o preço máximo por barril nos 57 euros.

A aplicação deste valor acordado pela União Europeia entra esta segunda-feira em vigor, no caso do petróleo bruto, e a 5 de fevereiro de 2023, no caso dos produtos refinados.

Este acordo tem como objetivo reduzir as receitas da Rússia, assim como limitar a capacidade de financiamento da guerra. A medida já foi contestada por Moscovo com o embaixador da Rússia junto das instituições internacionais a informar que o país vai mesmo deixar de fornecer petróleo à Europa este ano. O país diz mesmo que não tem qualquer dificuldade em encontrar novos parceiros comerciais.

De acordo com o jornal Financial Times, Moscovo já preparou uma frota de petroleiros comprados à Venezuela e ao Irão, de forma a conseguir vender os próprios produtos a outros países que não apliquem estas sanções.

Já a Ucrânia defende que a introdução deste valor de 60 dólares (57 euros) por barril de petróleo “vai destruir” a economia russa.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.