Cerca de 74 migrantes resgatados no Mediterrâneo

Cerca de 74 migrantes resgatados no Mediterrâneo
| Mundo
Joana Almeida Carvalho

Pelo menos 74 migrantes foram resgatados no Mediterrâneo central pelo navio Geo Barents, operado pelos Médicos Sem Fronteiras.

Esta foi a primeira operação do navio depois do confronto com o Governo italiano que “barrou” o desembarque de migrantes no país.

Nas redes sociais, a Organização Não-Governamental informou este domingo à noite que “O Geo Barents resgatou 74 pessoas em perigo de morte, a bordo de um barco instável, proveniente da Líbia. Entre estas pessoas, muitas mulheres e crianças, agora confiadas aos cuidados da equipa dos MSF”.

O barco terá partido no dia 1 de dezembro do porto siciliano de Augusta.

Em Itália, já foi aplicada a nova política anti-imigração do Governo de Giorgia Meloni, que permite o desembarque apenas de pessoas vulneráveis salvas pelos barcos das ONG’s.

De recordar que, em novembro, o Geo Barents foi autorizado a atracar na Sicília, mas dos 572 migrantes a bordo, só 357 foram autorizados a desembarcar. A maioria eram mulheres, crianças e doentes.

De acordo com o Governo italiano de extrema-direita, os navios de migrantes não são bem-vindos por contribuírem como um incentivo a que os traficantes organizem viagens de migrantes para as costas da Europa.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.