"Conto convosco e podeis contar comigo". Pinto da Costa na inauguração da Casa do FC Porto em Penafiel

| Desporto
Porto Canal

Jorge Nuno Pinto da Costa foi recebido na Câmara Municipal de Penafiel e inaugurou a Casa do FC Porto naquela cidade.

O universo azul e branco continua em franca expansão e prova disso é o crescimento da diáspora portista dentro e fora de portas. Convidado a marcar presença na inauguração de mais uma Casa do clube, esta em Penafiel, Jorge Nuno Pinto da Costa falou num projeto com “garantias de sucesso” merecedor de uma particular “homenagem ao trabalho que já foi feito” e que será capaz de estar “à altura” do FC Porto.

Lado a lado com o edil penafidelense nos Paços do Concelho, o líder máximo dos Dragões salientou a “grande admiração e respeito” que sente “pelos presidentes das Câmaras de todo o país” e mostrou-se “muito orgulhoso por poder estar sentado” junto de Antonino de Sousa, alguém “que assume, na plenitude das suas responsabilidades, aquilo que é ser presidente da Câmara”.

Penafiel em primeiro lugar
“Já não sei quantas casas tive o prazer de inaugurar ao longo destes 40 anos. Nesta faço-o com um carinho muito especial, porque há mais de dois anos que o sr. Alípio Jorge, responsável pelo Departamento de Casas do FC Porto, me fala com entusiasmo do trabalho que aqui tem sido feito. É a primeira casa, depois de um período conturbado, até de saúde, que eu escolhi para vir inaugurar em homenagem ao trabalho que já foi feito.”

Uma aposta de sucesso
“Costumo dizer que inaugurar uma casa é difícil, mas muito mais difícil é mantê-la e torna-la cada vez melhor. Se há Casa que dá garantias de sucesso é esta, onde já provaram, antes mesmo da inauguração, que são capazes e estão à altura de uma Casa do FC Porto numa cidade como esta.”

Ao autarca local
“Fico muito feliz e estou aqui com muita honra, porque não sendo político nem me interessando muito pela política, tenho uma grande admiração e respeito pelos presidentes das Câmaras de todo o país, de Norte a Sul e independentemente do partido a que pertençam. É um lugar de sacrifício, sempre vigiado e onde têm possibilidade de ser úteis às populações. Por isso sinto-me muito orgulhoso por poder estar sentado ao pé de um presidente da Câmara que assume, na plenitude das suas responsabilidades, aquilo que é ser presidente da Câmara.”

Ao presidente da delegação
“Desejo-lhe as maiores felicidades. Não tenho a mínima dúvida de que esta Casa vai ser um sucesso nem de que, daqui a um ano, estaremos a atribuir-lhe o Dragão de Ouro das Casas do FC Porto. Porque aquilo que já foi feito e o que sei que querem fazer vai, de certeza absoluta, justifica-lo.”

O que deve ser uma Casa do FC Porto?
“A Casa do FC Porto não pode ser só para ver jogos. A Casa do FC Porto tem de assumir responsabilidades junto dos jovens, trazê-los para o desporto, para a comunidade, para pensar no futuro, para que amanhã sejam homens capazes de ocupar os nossos lugares e em que todos nos possamos rever com muito orgulho pelo contributo que lhes demos.”

Grato de coração
“Queria agradecer, finalmente, a todos os que aqui estão e vieram para ouvir as nossas palavras. Dizer, de coração, que lhes agradeço muito. Está aqui muita gente que já conheço há muitos anos e com quem tenho uma excelente relação, mas a todos, sem exceção, eu queria dizer: muito obrigado. Conto convosco e podeis contar comigo.”

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.