Comissão Europeia anuncia que todas as embalagens têm de ser recicláveis até 2030

Comissão Europeia anuncia que todas as embalagens têm de ser recicláveis até 2030
| Mundo
Porto Canal / Agências

Embalagens plásticas de utilização única podem ter os dias contados na União Europeia. As cápsulas de café e sacos de chá poderão passar a ter de ser obrigatoriamente compostáveis. Estas são duas das novas regras propostas pela Comissão Europeia, esta quarta-feira, para reduzir a colossal quantidade de embalagens que vai parar ao lixo.

Entre as propostas apresentadas estão não só uma maior utilização de polímeros reciclados em garrafas plásticas de bebidas, mas também metas claras para a reutilização de copos de take-away e caixas usadas para entregas de encomendas feitas online. Em oito anos, todas as embalagens vão ter de ser recicláveis. Os produtores têm ainda de assegurar que as mesmas sejam, de facto, recicladas em larga escala até 2035.

“Todos nós já recebemos produtos encomendados online em caixas excessivamente grandes. E muitas vezes nos perguntamos como separar os resíduos para reciclagem, o que fazer com aquele saco biodegradável, ou se todas essas embalagens serão reaproveitadas ou pelo menos transformadas em novos materiais”, afirmou Virginijus Sinkevičius, comissário europeu para o Ambiente, Oceanos e Pescas, citado num comunicado de imprensa.

As novas regras propostas têm como objectivo fazer da embalagem sustentável uma regra no espaço europeu, promovendo a economia circular (reduzir, reutilizar e reciclar) e abrindo novas oportunidades de negócios para os bioplásticos.

Só assim será possível reverter, acredita a Comissão Europeia, o cenário actual de produção de lixo: cada cidadão europeu produz em média meio quilo de resíduos por dia. As embalagens representam hoje 36% dos resíduos sólidos urbanos. Todo este ciclo de produção e descarte de polímetros constitui um entrave à meta de Bruxelas de alcançar zero emissões líquidas até 2050.

Certas embalagens que nos dias de hoje muitas vezes contêm plásticos, como os saquinhos de chá, as cápsulas de café e adesivos colados em frutas como a maçã, terão de ser obrigatoriamente compostáveis.

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.